Por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), governo estadual voltou a defender cautela em relação à reabertura do Parque Estadual do Jalapão. Os primeiros protocolos de controle sanitário apresentados pelos municípios e condensados pela Superintendência de Desenvolvimento do Turismo da Sics previu um retorno das atividades no dia 19 de julho, mas as prefeituras decidiram recuar devido ao avanço da pandemia de Covid-19 no Tocantins.
Prioridade para a saúde
Titular da Sics e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra reforçou a defesa de uma reabertura segura. “O governador Mauro Carlesse [DEM] sempre defendeu a importância da retomada econômica do Estado, porém, dentro de critérios que priorizam a saúde da população”, explica.
Data só depois de reduzir taxa de ocupação de leitos Covid-19
Tom Lyra avisa que o governo seguirá com os estudos de retorno seguro e adianta alguns critérios. “Estamos dando prosseguimento a todas as medidas necessárias à reabertura do Parque Estadual do Jalapão, mas a data será definida somente após uma avaliação criteriosa sobre o avanço da pandemia. Isto inclui a redução dos índices de ocupação dos leitos hospitalares específicos aos pacientes contaminados pelo coronavírus para abaixo de 40%”, avisou.
Taxa atual
Conforme o portal Integra Saúde do governo estadual, o Estado registra na tarde desta segunda-feira, 17, uma taxa de ocupação de 81% [46/57] das unidades de terapia intensiva para Covid-19. Já os leitos clínicos tem taxa de 43% [89/205].