CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Municípios do Jalapão recuam e governo estadual adia plano de reabertura dos parques estaduais

Os municípios da região do Jalapão – Mateiros, São Félix e Ponte Alta – optaram por não acompanhar a programação do governo estadual de reabertura dos parques estaduais a partir de domingo, 19. O Palácio Araguaia foi comunicado nesta segunda-feira, 13, conforme informou o próprio presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, em vídeo para comentar a decisão.

Voltaremos a falar sobre o assunto em outro momento

Acompanhado do titular de Secretaria da Saúde (Sesau), Edgar Tollini, o presidente da Adetuc afirma nas imagens que o governador Mauro Carlesse (DEM) recebeu “com satisfação” a decisão das cidades de manter as medidas de contenção contra o novo coronavírus porque ele ainda estava “muito preocupado”, isto apesar dos protocolos de reabertura da região estarem “adequados” com o entendimento da Sesau e da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Voltaremos a falar sobre este assunto em um outro momento, quando o quadro do Covid-19 estiver em segurança”, resumiu Tom Lyra.

Saúde sanitária é mais importante

Edgar Tollini fez coro ao colega e destacou a iniciativa de Mauro Carlesse em adequar a programação de reabertura dos parques estaduais. “Quero corroborar com as palavras do secretário Tom Lyra e reiterar a responsabilidade social do governador com o cidadão tocantinense, especialmente da região do Jalapão, para que possamos – com segurança – discutir um novo protocolo de reabertura. Vimos que a saúde sanitária, neste momento, é mais importante”, comenta.

Covid-19 no Jalapão

Dos três municípios citados por Tom Lyra, apenas Ponte Alta do Tocantins registra casos de Covid-19, com 15 confirmações, segundo o último boletim epidemiológico do governo. Entretanto, as cidades de Lizarda [13 casos, sendo um óbito], Novo Acordo [2 casos], Rio Sono [26 casos, sendo uma morte] e Santa Tereza [11 casos, um deles evoluindo a óbito]  também fazem parte do plano de retomada das atividades do Jalapão e já foram acometidos pelo novo coronavírus.

Veja a manifestação dos secretários:

Presidente da Adetuc, Tom Lyra, e o secretário da Saúde, Edgar Tollini

COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: [email protected]

Leia também