A Prefeitura de Araguaína intensificou o trabalho de desobstrução dos pontos de drenagem que atuam como passagem da água dos córregos que cortam a cidade e recebem a água das chuvas. O serviço de limpeza realizado pelas equipes da Secretaria da Infraestrutura já foi executado em mais de 20 pontos da cidade, retirando 20 toneladas de lixo e galhadas.
O trabalho está sendo acompanhado pela equipe da Defesa Civil e tem o objetivo de garantir a segurança da população da cidade.
“Nosso principal problema é com a quantidade de lixo e galhadas que são lançados diariamente em local inapropriado e acabam sendo levados pela água das chuvas. Esse material entope as manilhas de drenagem das vias e os córregos transbordam, colocando em risco a segurança da população”, afirma o secretário da Defesa Civil de Araguaína, Ricardo Isaías.
A Defesa Civil e Secretaria da Assistência Social também estão monitorando a situação das famílias que moram próximo a locais onde há risco de alagamento, para que sejam retiradas da área com segurança e encaminhadas para abrigos, caso necessário.
Infraestrutura urbana
Para garantir uma solução permanente, a Prefeitura de Araguaína tem investido no projeto de preservação dos córregos e nascentes, criando um sistema de canalização de diversos trechos, pondo fim ao assoreamento e lançamento criminoso de lixo e esgoto.
O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína está sendo realizado com recursos captados do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), levando para os bairros da cidade toda a infraestrutura urbana necessária, como asfalto, calçadas com acessibilidade e sistema de drenagem da água das chuvas. Quase todos os bairros da cidade já foram beneficiados e mais de 45 mil metros de sistema de drenagem implantados. (Da assessoria de imprensa)