O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador João Rigo Guimarães, comemorou o fim do 2º turno da eleição de Palmas “sem intercorrências graves” e com uma apuração encerrada em apenas 46 minutos e 28 segundos, conforme dados da própria plataforma de divulgação. “O TRE mais uma vez provou que executa eleições com qualidade e excelência. Com a execução de um planejamento detalhado e rigoroso, os magistrados, servidores, colaboradores e todos os voluntários que atuaram cumpriram o seu papel para uma eleição que primou pela segurança, agilidade e credibilidade de todo o processo”, defendeu.
HISTÓRICO 2º TURNO
Durante o processo, João Rigo Guimarães João Rigo Guimarães visitou o cartório eleitoral e postos de votação. “Parabenizo toda a equipe pela condução deste histórico segundo turno em Palmas. Vi que tudo fluiu muito bem, pois não houve registro de filas. Isso ocorre devido a boa condução da equipe capacitada como também da tecnologia”, declarou. O magistrado acompanhou a apuração do gabinete da presidência ao lado dos juízes Silvana Maria Parfieniuk, ouvidora regional, Rodrigo Meneses dos Santos, Antônio Paim Broglio, Wagmar Roberto Silva e José Ribamar Mendes Júnior, e do procurador Rodrigo Mark Freitas.
MAIOR ATO DEMOCRÁTICO
O juiz eleitoral da jurisdição de Palmas, Gil de Araújo Corrêa, destacou que o processo eleitoral ocorreu dentro do previsto. “Tudo caminhou dentro do que já prevíamos. Fui pessoalmente nas seções eleitorais e acompanhando de perto cada passo. Os eleitores que compareceram nos locais de votação exerceram o direito de voto e contribuíram com o maior ato democrático fazendo parte desse momento histórico de Palmas”, ressaltou.
UM QUARTO DO ELEITORADO NÃO FOI VOTAR
Segundo os dados da apuração, o município contabilizou 148.357 (95,34%) votos válidos, 2.746 (1,76%) brancos e 4.502 (2,89%) nulos. Por outro lado, 53.919 eleitores se abstiveram (25,73% do eleitorado total).