A Usina Hidrelétrica (UHE) de Lajeado iniciou a instalação de 10 sirenes para alertar a possíveis riscos à população que mora no entorno. O investimento de R$ 2,5 milhões garante um sistema sustentado por torres metálicas distribuídas abaixo da UHE por uma extensão de 10 quilômetros, no sentido da correnteza do rio. Os primeiros testes terão início ainda neste mês de setembro. Estas medidas preventivas estão sendo implementadas pela Investco, responsável pela gestão da usina, com o acompanhamento da Defesa Civil e das prefeituras dos municípios envolvidos.
Tocantínia e Miracema alvo de fake news
A sistema de sirenes está sendo instalado após moradores de Tocantínia e Miracema terem sido vítimas de fake news. Em junho do ano passado, notícia falsa sobre rompimento da barragem fez com que vários pessoas de ambos os municípios fugissem para regiões mais altas. “A Investco optou pela instalação deste sistema para aprimorar ainda mais seus protocolos de segurança, como reflexo de sua busca incessante pela aplicação das melhores práticas do mercado”, afirma Luiz Otávio Henriques, presidente da Investco.
Como funciona
As sirenes estão preparadas para produzir um alerta sonoro com intensidade de 70 decibéis, e são capazes de operar nas condições ambientais mais adversas. Os equipamentos podem ser acionados no local ou remotamente, por meio da sala de comando da usina ou do centro de operações da geração. O sistema de comunicação funciona por sinal de rádio, com redundância por sinal de satélite, além de estar integrado com a Defesa Civil, com envio de informações em tempo real, garantindo a confiabilidade requerida para um sistema de emergência.