A União dos Vereadores do Vale do Araguaia (UVVAET) promoveu nesta semana o primeiro 1º simpósio de capacitação, em Divinópolis. O encontro reuniu parlamentares de 14 municípios e teve como tema “A Relevância do Legislativo para a Sociedade”. A programação contou com a participação dos presidentes da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PSL); da União de Vereadores do Brasil (UVB), Gilson Conzatti, entre outros nomes.
Capacitação é fundamental
No encerramento da programação, nesta quinta-feira, 21, o presidente da UVVAET e vereador de Caseara, Cleber Cavalcante (DEM), destacou o trabalho feito. “Estou convencido de que esse tipo de capacitação é fundamental para todos os vereadores, mas, sobretudo, àqueles que estão no primeiro mandato e para os presidentes de Câmaras. No caso dos primeiros, para que saibam o papel fundamental que passam a exercer [com o mandato] na consecução de políticas públicas locais. E no caso dos presidentes, para que conheçam ainda mais suas atribuições e limites à frente dos Legislativos”, explicou.
Parceria não é submissão
Palestrante no evento, Antônio Andrade defendeu que é necessário parceria entre os Poderes com vistas a diminuir o sofrimento da pessoa que está na ponta, mas pondera. “Parceria não é submissão”, afirmou. “É uma satisfação estar aqui hoje. Não existe melhor escola. Todo mundo tem uma missão. Tenho orgulho de ter saído de uma Câmara, eleger-me deputado por quatro vezes e presidente da Assembleia Legislativa por duas, a última delas por unanimidade dos meus pares”, emendou.
Participantes
Além dos já citados, a mesa de honra do evento contou com a presença dos deputados Nilton Franco (MDB) e Cláudia Lelis (PV); do presidente da Câmara de Divinópolis, Valdivan Alves da Silva (PT); o presidente da União de Vereadores do Brasil, Gilson Gonzatti (MDB); e os prefeitos de Divinópolis, Flávio Rodrigues da Silva (MDB); e o prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem (DEM), presidente do Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia. Também prestigiaram o evento Janad Valcari (Podemos), presidente da Câmara de Palmas; Homero Barreto Júnior, diretor da Escola do Legislativo.