O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, inaugurou no último sábado, 29, a primeira Unidade de Apoio aos Serviços Públicos para atendimento aos moradores do Povoado Água Amarela. A estrutura, construída ao lado da igreja do povoado, atenderá os 380 moradores da região.
“Essa unidade foi um compromisso que fiz com essa comunidade lá atrás. Com muita alegria, hoje, entregamos esse local que servirá de apoio para diversos atendimentos na área da saúde, ação social e outros. E não para por aqui, em breve entregaremos a ponte que vai melhorar o trânsito na região”, destacou Wagner Rodrigues.
Atendimento
Na área da Saúde, o local será o ponto de apoio para o trabalho de dois agentes comunitários de saúde, que ficarão à disposição dos moradores a cada 15 dias. Todos os serviços oferecidos pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade serão também oferecidos ao povoado, como atendimento médico, enfermagem, testes rápidos, exames, atividades educativas, medicamentos, vacinas, entre outros.
Já a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, levará ações de empregabilidade, com informações sobre o Geração de Renda e a atualização do CadÚnico. Outras secretarias também poderão atender na unidade, como a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com serviços para a agricultura familiar.
Mais perto de casa
Para a auxiliar de cozinha, Dayane Sousa Almeida, 28 anos, moradora do povoado desde que nasceu, a unidade é um sonho da comunidade. “Como vai facilitar a nossa vida. Com esse espaço teremos atendimento perto de casa, humanizado e seguro. Só temos que agradecer ao prefeito por cumprir o que ele disse que traria para gente”.
Estrutura
A unidade poderá ser usada por todas as secretarias da gestão para levar ações e serviços à população do Água Amarela e região. Os moradores serão atendidos na nova estrutura, que conta com 117,88 metros quadrados de área construída, sendo dividida em quatro salas, sendo duas para consultório e outras duas de apoio, banheiro com acessibilidade para o público, cozinha e sala de espera.
Todo terreno é cercado com alambrado e possui sistema de captação da água, que é armazenada em um reservatório e pode ser reutilizada nas atividades de limpeza da unidade, garantindo mais sustentabilidade e gerando economia de recursos para o Município.
Homenageada
O local recebeu o nome da moradora Maria Pereira de Novais, mais conhecida como Dona Mocinha. Pioneira do Água Amarela, Dona Mocinha é natural do Maranhão, nasceu em 25 de junho de 1919 e faleceu em 9 de março de 2017, aos 97 anos. Mudou-se para Araguaína em 1942, já para o Povoado Água Amarela. Contribuiu para o desenvolvimento da comunidade, se destacando pela maneira que valorizava as pessoas e fazendo o bem sem esperar nada em troca. (Da assessoria de imprensa)