A concessão dos serviços turísticos do Jalapão não irá mais acontecer. O anúncio foi feito pelo governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido) no fim da manhã desta terça-feira, 30, na primeira audiência pública para discutir o processo com a população, realizada em Mateiros. Um segundo encontro estava previsto para acontecer já nesta quarta-feira, 1º, mas foi imediatamente cancelado pelo gestor.
Está acabado
Em trechos da audiência divulgados nas redes sociais do governo, Wanderlei Barbosa aparece perguntando o posicionamento dos presentes na reunião em relação ao projeto e, ao ouvir uma unanimidade contrária, confirmou o fim do procedimento. “Eu vim aqui para dizer isso. Se não quiserem, acaba esta audiência pública e encerro este processo de concessão. É isso que os senhores querem, né? Está acabado”, avisa.
Trecho da Lei que autoriza concessão do Jalapão será revogada
Wanderlei Barbosa também aparece parabenizando a “luta” da população impactada, que foi crítica constante de todo o processo. “A comunidade foi importante e sempre será”, emenda. Além disso, o governador interino deu a garantia de que também irá buscar a revogação parcial da legislação responsável por autorizar a concessão (Lei 3.816 de 2021). Além do Jalapão, o texto também abrange a possibilidade de conceder os serviços turísticos das regiões do Cantão, Lajedo e o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas.
Processo de concessões das demais parques serão mantidas
Por outro lado, o gestor revelou em coletiva no fim da tarde desta terça-feira, 30, que pretende dar continuidade às concessões dos demais parques. “Este projeto [Lei 3.816 de 2021] não cancelamos. Vamos modificar em relação ao Jalapão porque houve um grande resistência social.”, disse Wanderlei Barbosa, citando como exemplo o fato de haver interesse da população e de todos os prefeitos da região do Cantão neste processo.
Não irá tocar mais no assunto
Para efetivar a desistência de conceder os serviços turísticos do Jalapão, Wanderlei Barbosa avisa que um Decreto será publicado no Diário Oficial. “[…] Dizendo que por força da população está encerrado o processo de concessão especificamente do Jalapão . Não irei tratar mais deste assunto”, reforçou o governador interino, conforme divulgou a Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Projeto polêmico
Capitaneado pelo governador afastado Mauro Carlesse (PSL) e o então secretário de Parcerias e Investimentos, Claudinei Quaresemin, o processo de concessão do Jalapão foi marcado por uma série de polêmicas. A primeira foi a celeridade da autorização aprovada na Assembleia Legislativa e em seguida vieram os protestos da comunidade impactada em relação à falta de diálogo do governo estadual. O procedimento já era alvo de questionamento na Justiça Federal. Com a ascensão de Wanderlei Barbosa, o Palácio Araguaia adotou algumas medidas para tranquilizar a população, mas sem sucesso. Com a forte pressão, agora vem o anúncio do fim do projeto de concessão.
– Atualizada às 16h50
Veja trechos do pronunciamento de Wanderlei Barbosa na audiência pública de Mateiros: