A emoção marcou o culto ecumênico em homenagem ao senador Siqueira Campos (PSDB), que comemorou 91 anos nessa quinta-feira, 1º, na Praça dos Girassóis, em Palmas. O ápice foi a chegada de surpresa do cantor e compositor Moacyr Franco, amigo pessoal de Siqueira e seu colega de Câmara dos Deputados nos anos 1980. A presença dele foi uma articulação do senador Eduardo Gomes (MDB) e do jornalista Cleiton Aguiar. O músico foi às lágrimas no reencontro com Siqueira. O evento foi uma iniciativa da Associação dos Pioneiros de Palmas (Appa), da qual o também ex-governador é presidente de honra.
Músicas preferidas
O Coral Jovem de Palmas interpretou as músicas preferidas de Siqueira, como “O cio de terra”. O músico Rafael Dias ainda cantou a música “Nossa Senhora”, pedida pelo senador.
Prefeita-cantora
A Appa entregou uma placa em homenagem aos 91 anos e a solenidade ainda foi animada pelos cantores regionais Braguinha Barroso, Genésio Tocantins, Relmivan, Nacha Moreto e Jorge Menares, que cantaram Hino ao Tocantins e Canção de Amor a Palmas, com a participação especial da prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB). A Orquestra Jovem de Palmas também abrilhantou o evento. Siqueira ainda regou a muda de pau brasil que plantou em seu aniversário no ano passado.
Muito prestigiada
Para a prefeita, Siqueira é um “grande exemplo de homem” e que “ousou sonhar o sonho de muitos brasileiros”. Muito prestigiada, a homenagem contou com a participação de parlamentares, desembargadores, conselheiros do TCE, do presidente do TJ, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, do presidente da Assembleia, Antônio Andrade (PHS), e do governador Mauro Carlesse (DEM).
800 cadeiras, todas ocupadas
O culto ecumênico foi ministrado pelo pastor Irisvan, padre Kassio e pela presidente da Federação Espírita do Estado (Feetins), Leila Ramos. A presidente da Appa, Luara Aquino, contou à Coluna do CT que a entidade levou 800 cadeiras para a Praça dos Girassóis e todas estavam ocupadas e ainda havia muita gente em pé. “Ficamos muito emocionados com tudo. Queríamos fazer com que o Siqueira estivesse rodeado de amigos que o respeitam, admiram e reconhecem nele o grande trabalho que fez pelo Tocantins, o que os próprios adversários também sempre reconheceram”, afirmou Luara. “E estamos felizes para ter alcançado esse objetivo.”