A Agência Nacional do Cinema (Ancine) publicou no Diário Oficial da União do dia 18 a autorização para que sejam captados R$ 2.738.631,50 para o filme “Ayrton, Meninices no Coração do Brasil”, que será dirigido pelo ator e cineasta Vicentini Gomez. O filme terá duração de 75 minutos, na modalidade documentário ficcional, e contará as passagens da infância do piloto Ayrton Senna pelo Tocantins.
Senna passava suas férias na fazenda Brejo, em Taipas, que era de propriedade de seu pai, Milton Senna. A família do futuro campeão mundial de automobilismo chegou no final dos anos 1960 ao distrito de Taipas, quando o hoje município pertencia a Conceição, então norte de Goiás. Os Senna da Silva ficaram no Estado até meados de 1980.
A autoria intelectual do projeto é do jornalista e ex-prefeito de Almas Goianyr Barbosa, que tem ainda como parceiro o radialista e cantor de Brasília Clayton Aguiar.
Vicentini trabalha para que o filme tenha a sua estreia no segundo semestre de 2020, para coincidir com o aniversário de 60 anos do piloto, que faleceu durante prova de Fórmula 1, em Ímola, na Itália, em 1º de maio de 1994.
“Dianópolis e Almas podem também fazer parte do roteiro, visto que a primeira era muito frequentada pela família Senna; já em Almas, o empresário Milton Senna possuía uma mineradora na região de Garrafas, para a qual sempre levava o garoto Ayrton”, contou o cineasta.
Para Vicentini, o filme, além de projetar o Tocantins para o mundo, trará ganhos significativos para a região, como, por exemplo, Taipas ser transformada num atrativo e roteiro turístico dos mais procurados do Estado .