A confirmação da liberação dos blocos de rua de carnaval da Prefeitura de Palmas foi confirmada na tarde desta terça-feira, 26, pelas redes sociais. Em postagem, o Executivo afirma que a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) “nunca foi contra nenhuma manifestação cultural, desde que dentro da legalidade”. A autorização aconteceu após reunião com representantes do bloco “Ao Varar da Meia Noite”, que capitaneou uma mobilização que levou a Capital a ser o segundo assunto mais falado do Twitter na segunda-feira, 25, com apoio de influenciadores e famosos.
O município não só liberou o “Ao Varar da Meia Noite”, como também autorizou a programação de carnaval do bar Mujica, que também foi responsável por gerar certa mobilização e um abaixo-assinado. O estabelecimento conseguiu a liberação para utilizar a rua SE-11 da 104 Sul, mas sem instalar qualquer estrutura e assumindo a responsabilidade pela limpeza e obedecendo os limites de emissão sonora. Já as representantes do bloco, segundo o Paço, disseram que vão buscar apoio privado para a instalação de banheiros químicos, lixeiras e segurança privada.
Bloco na rua
Segundo uma das representantes do “Ao Varar da Meia Noite”, Isadora Cabral, o bloco vai estar nas ruas no sábado, 2, e domingo, 3, a partir das 16 horas; e na segunda-feira a partir das 18h15. Sobre o fato dos dois alvarás serem na mesma quadra, 104 Sul, a advogada esclareceu que o Mujica é um parceiro e apoiador e que as vias fechadas por cada um se comunicam, tornando-se uma só. O bar ainda não divulgou a programação.
Segurança era a preocupação
Após a liberação dos alvarás, Cinthia Ribeiro esclareceu o posicionamento da administração municipal. “Desde o princípio minha preocupação foi a segurança de todos. Nunca fui contra o carnaval de rua ou qualquer outra festa que aconteça dentro da legalidade. As regras valem para todos, assim como o Carnaval. Se organizar direitinho, todo mundo dança”, disse a prefeita.
Entenda
Internautas palmenses que buscavam por uma alternativa ao “Capital da Fé”, apoiado pela prefeitura, iniciaram uma mobilização via Twitter após uma programação de “Grito de Carnaval” do Mujica marcada para os dias 16 e 17 de fevereiro ter sido cancelada por falta de autorização da administração. A pressão à Cinthia Ribeiro (PSDB) e ao município vem desde então. Mesmo sem o bar abrir nos dias, foliões foram para o local onde seria o evento para protestar.
Já nesta segunda-feira, 25, foi a vez do “Ao Varar da Meia Noite” divulgar que também havia pedido autorização para realizar evento de Carnaval. O bloco iniciou uma mobilização com o tópico “#LiberaoAoVarar”. O assunto ficou entre os mais discutidos no Twitter e ganhou o apoio de alguns influenciadores, como o humorista tocantinense Paulo Vieira, a cantora Valesca Popozuda, o ator José de Abreu, entre outros.
Pressionada, a administração convocou os representantes do bar e do bloco de rua e liberou os eventos.