A exposição fotográfica “Expedição Natureza – Tocantins” está de volta a Palmas. Após seis anos do seu lançamento no Palácio Araguaia, o fotógrafo Zé Paiva leva suas imagens à Galeria de Artes do Núcleo de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
A abertura da exposição acontece nesta quinta-feira, 22, às 19 horas, e estará disponível ao público até 13 de julho. O fotógrafo Zé Paiva foi um dos selecionados no edital de uso da Galeria, realizado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP).
Segundo o fotógrafo, a exposição foi produzida entre os anos de 2010 e 2011, e lançada em 2012. Desde então, o artista percorreu diversas cidades do Brasil e encerra seu ciclo em Palmas, quando as imagens expostas também estarão à venda.
“Eu expus esse trabalho quando lancei o livro em 2012, e circulou por vários lugares. Agora eu voltei para cá porque é o encerramento do projeto, e como fui selecionado para expor nessa galeria, é uma boa forma de encerrar. Como se eu estivesse devolvendo as imagens”, contou o fotógrafo.
A Exposição
Zé Paiva passou 62 dias descobrindo o Tocantins com sua câmera fotográfica e registrou maravilhas até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros. Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 44 fizessem parte da exposição e 156 do livro.
Dentre as fotos selecionadas, duas delas foram finalistas do maior concurso de fotografia de natureza do mundo, o Wildlife photographer of the year, promovido pelo Natural History Museum, de Londres. Além disso, o fotógrafo teve um painel com fotos do livro expostas no Planetário do Rio de Janeiro em exposição coletiva intitulada “O mundo em nossas mãos”, do Instituto Humanitare, como parte da programação da conferência Rio +20.
De acordo com Zé Paiva “Esse projeto transformou-se em um ensaio maravilhoso sobre pessoas e simplicidade, sobre um paraíso ainda preservado que se mostra por meio de dunas, veredas, campos, fauna e flora. Um ensaio sobre um estado chamado Tocantins”.
“Eu já havia feito um livro sobre Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e eu achei interessante fazer um trabalho sobre o Tocantins, primeiro porque me apaixonei pela natureza daqui, segundo porque é uma natureza muito diferente do Sul, eu queria mostrar um outro lado do Brasil, um outro bioma, o cerrado. O Tocantins tem essa particularidade de ser bem diferente do que eu já havia registrado, e também de ser um Estado muito novo, o mais novo da união, e não tinha um livro que abordasse toda a natureza. Tudo isso junto me motivou a fazer o livro e a exposição”, explicou o fotógrafo.
Serviço
Exposição fotográfica: Expedição Natureza – Tocantins:
44 fotografias em tamanhos que variam de 15x20cm até 66x100cm. Todas as fotografias estarão à venda por preços populares.
Abertura: Quinta feira, 21, às 19 horas
Exibição: 22 de junho a 13 de julho
Local: Galeria Municipal de Artes do Nila ‐ Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
No dia da abertura também estará à venda o livro Expedição Natureza Tocantins pelo preço promocional de R$ 50. (Com informações da Secom Palmas)