O projeto audiovisual Poesias do Eu, com apoio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), estreia nesta segunda-feira, 29, com sessão gratuita às 19 horas, no Cine Cultura. A entrada é franca, com ingressos limitados, e participação especial dos atores e equipe técnica. O evento traz Textos literários inéditos do poeta Gilson Cavalcante, que tem como cenário principal o distrito de Taquaruçu e conta a história seis personagens que dividem a voz que interpreta as poesias, divididas em 3 atos
No primeiro ato, chamado de “A Natureza do/e o Eu”, as poesias desenvolvem-se inspiradas na natureza humana, dos animais, das plantas e das relações entre eles. O segundo vídeo se chama “Eu na/ e a Solidão”, com poesias que tratam de assuntos relacionados à solidão, que atingiram grande parte das pessoas que têm no seu dia a dia o encontro com colegas, amigos ou familiares. E o terceiro vídeo encara o assunto que nos ronda durante esta pandemia, a morte. Encarar ela, pensar, imaginar, sofrer dela e por ela. Este se chamará “A morte do/e Eu”.
Os poemas serão interpretados por seis atores provenientes do curso de teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). De acordo com o diretor Gustavo Henrique, as gravações ocorrem com o cumprimento de todas as normas de segurança sanitária. “Fizemos diversos ensaios coletivos online, o que foi um desafio, já as gravações foram organizadas para que os atores trabalhassem sem contracenar, diminuindo assim a quantidade de pessoas no set de filmagem”, declarou.
Ainda de acordo com o diretor, o roteiro do projeto audiovisual é inspirado em reflexões sobre a pandemia. “Durante a pandemia, as pessoas mantiveram o distanciamento social, muitas pessoas tiveram que se afastar de familiares, de pessoas queridas e importantes. Com mais tempo dentro de casa, tivemos que lidar com o limite do espaço das residências, a solidão, as ruas vazias, os preços subindo, a insegurança de nossa saúde e o medo da morte. Esses são sentimentos que todos nós experienciamos e que são a inspiração do projeto”, ressaltou.
O produtor do projeto, Gabriel Deeaz, complementa que esses são sentimentos universais. “Que todos sentimos e, a partir dos livros inéditos do poeta Gilson Cavalcante, criamos um projeto que demonstra um pouco desses momentos passados por todos nós neste período conturbado da humanidade””, concluiu o produtor.
“O governo do Tocantins apoia, por meio da Lei Aldir Blanc, iniciativas que contribuem para divulgar a produção poéticas dos nossos escritores, além de incentivar a formação de plateia, como também fomentar a cultura nesse período crítico de pandemia que afetou diretamente a classe artística e cultural do nosso Estado”, pontuou o presidente da Adetuc, Hercy Filho.
Projeto
O projeto Poesias do Eu foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, promovido através da Fundação Cultural de Palmas – Prefeitura Municipal de Palmas e através da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) – Governo do Estado do Tocantins e Fundo Nacional de Cultura – Governo Federal. (Da assessoria de imprensa)