No dia 26 de julho é comemorado o Dia Mundial dos Avós, e para celebrar a data, nesta quinta-feira, cerca de 70 idosos participarão de uma tarde musical no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, em Palmas. A programação começa a partir das 15 horas. Cada idoso levará um neto com idade a partir de oito anos para participar.
Enquanto os vovôs e vovós assistem filmes e participam de um bingo para sorteio de brindes, os netos farão cartas para eles. “A visita dos netos é uma forma de envolver alguém da família, que vai contar para os demais familiares e despertar a atenção deles para a rotina dos avós. As cartas vão facilitar um momento de aproximação”, garante a psicóloga Gil Soares.
Além dessas atividades de interação e integração com netos e a equipe do parque, haverá um show do cantor Léo Pinheiro com voz e violão em repertório composições clássicas e de parceiros.
LEIA MAIS
— Nas próximas 4 décadas, população do TO terá mais idosos que jovens e maioria de mulheres, diz IBGE
Dia dos Avós na Universidade da Maturidade
Ainda em comemoração ao Dia Mundial dos Avós, a Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins (UMA/UFT) irá realizar o evento “Avosidade”, às 14 horas, no prédio da instituição, na UFT.
Segundo a coordenadora nacional da UMA, Neila Osorio, o Tocantins conta com o maior índice de avós que são provedores de seus lares. “Por isso, a UMA reverencia esse público que é a memória viva desse Tocantins gigante”, ressaltou.
Neila destaca que a “Avosidade” é uma relação de amor e desafios entre os avós e seus netos e que essa relação deve ser cultivada para que as diferentes gerações possam conviver em harmonia.
O evento é voltado para os acadêmicos da UMA, que deverão levar seus netos, e também é aberto para comunidade que se interessa pela tema.
O Dia dos Avós é comemorado por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. (Com informações da Assessoria de Imprensa)