O documentário “As cores do João de Palmas ” explora as apresentações das quadrilhas juninas nas tradicionais festas de São João, são julgados diversos itens que darão a vitória ao grupo que mais atender aos critérios exigidos no certame, critérios estes validados pelos jurados. O figurino é uma dessas exigências que, com todo brilho e harmonia de cores, deve estar adequado ao enredo e criação da quadrilha, requisitos básicos na hora da avaliação dada pelo júri. Além de tudo isso, esta peça importantíssima precisa comunicar com o público, que pode aprovar ou não o trabalho artístico dos ilustres estilistas.
Neste quesito dos figurinos, os jurados apreciam a originalidade e a criatividade dos materiais utilizados na produção do vestuário dos membros gerais da quadrilha, do casal de noivos e do rei e da rainha. O documentário workshop apresenta vestidos de raninhas conhecidas, como Thainá Balduino da Junina Arrastapé do Liberdade, Waldenicy Souza da Junina Matuntos da Noite, Fatyslene Lima da junina Estrela do Sertão, Alessandra nayara da junina Cafundó do Brejo e Ana Paula Santos da junina São João das Palmas.
Cores, texturas, bordados e muita criatividade, são elementos empregados na produção de uma fantasia junina, um trabalho que se inicia a partir do processo da idealização do tema, dos detalhes que, aos poucos, tomam forma e dão vida ao personagem, tudo para que o público identifique nos trajes a mensagem que a quadrilha deseja passar.
Pensando em tudo que representa o figurino, sua importância para cada quadrilha, a mensagem contagiante que transmite ao público, foi produzido o documentário “Workshop de Costura e figurinos para Quadrilhas Juninas”, realizado pelo profissional Higor Lira, Ateliê Ponto Luz, com fomento oriundos do Edital De Seleção Pública – Patrocínio De Projetos De Iniciativas Artísticas e Culturais Nº 010/FCP/2021, Lei Aldir Blanc, da Prefeitura Municipal De Palmas, através da Fundação Cultural De Palmas, dirigido pelo cineasta, Nival Correia, com a produção da Spatium Audiovisual e Produza Arte e Vídeo.
Para Higor Lira, que é estilista junino desde 2011, desenvolver este workshop com teor de documentário facilita proporciona ao segmento mais conhecimento sobre vários aspectos do processo de produção, fidelidade à temática e utilização de elementos e tecnologia disponíveis no mercado: “Os desafios para a realização de um figurino que é feito a partir de muita dedicação, estudos e perfeccionismo, são muitos, além do objetivo maior, que é o de agradar e convencer àqueles que depositam suas confianças em nossos trabalhos; cada figurino é obra de arte que dará vida a um determinado personagem”, comentou Lira.
Entrevistados:
Leonice Rocha de Carvalho – COSTUREIRA
Higor Lira – ESTILISTA
Créditos:
Realização: Higor Lira – Ateliê Ponto Luz
Projeto: “Workshop de Costura e figurinos para Quadrilhas Juninas”.
Produção: Produza Arte e Vídeo e Spatium audiovisual;
Direção: Nival Correia;
Assistência de Produção: Maria Clara;
Fotografia: Shechinah Miranda;
Edição e Montagem: Shechinah Miranda;
Jornalista: Frazão Araujo;
Assessoria de Comunicação: Mayse Cristhina;
Pesquisa: Laís Sousa.
(Da assessoria de imprensa)