O jornalista, historiador e escritor Edivaldo Rodrigues lançará do seu 14º livro, o romance O Bispo, no dia 13, dentro da programação da 39ª Semana da Cultura de Porto Nacional e 3ª Feira Literária Portuense, um evento será 100% virtual. Rodrigues é autor de uma vasta obra literária, com seis romances, sete coletâneas de crônicas e um de memórias.
Foge da linha tradicional
Segundo o escritor, a nova obra foge um pouco da sua narrativa histórica, sempre ambientada no universo portuense. “Nas minhas obras anteriores busquei contar os causos e histórias de minha aldeia, incentivado pelos escritos de Casimiro de Abreu, que dizia ‘muitos cantam sua terra, também vou cantar minha….’”, afirmou.
Fonte inesgotável
Rodrigues revela ainda que Porto Nacional tem cerca de 282 anos de fundação e 159 de Emancipação Política, e, por isso, uma fonte inesgotável para elaborar seus textos recheados de acontecimentos históricos e alicerçados em personagens reais e fictícios, que atravessam a linha do tempo na construção desta secular sociedade.
Dupla personalidade
Ainda segundo Rodrigues, Dom Rafael, o principal personagem do romance, se apresenta para essa rica e conservadora sociedade como um verdadeiro representante das divindades celestiais entre os homens comuns, o que permite a ele adentrar aos mais importantes gabinetes governamentais do País, oportunidade em que consolida uma imagem de santidade. “Mas, na verdade, ele acoberta sua dupla personalidade e segreda de seus fiéis e superiores sua repulsa por negros, o uso constante de drogas, um asqueroso sadomasoquismo e a abjeta transgressão sexual, além de calar seus prováveis delatores com sanguinários assassinatos”, contou o escritor portuense.
Obras do escritor Edivaldo Rodrigues
“As Crônicas do Paralelo 13” (Crônicas – 2002)
“Pedras de Fogo” (Romance – 2003)
“…Pelas Ruas e Becos de Porto Nacional” (Crônicas – 2004)
“Reminiscências de Uma Cidade Esquecida” (Crônicas – 2007)
“Pedras de Fogo” (Crônicas – 2007)
“Um Contador de Causos” (Crônicas – 2008)
“Pontal” (Romance – 2009)
“Ana Rodrigues – Um Exemplo de Vida Entre Dores, Flores e Sabores” (Memórias 2010)
“O Assassinato do Presidente” (Romance – 2012)
“Asas de Pedras” (Crônicas – 2013)
“Terra de Coronéis” (Romance – 2015)
“A Irmã de Deus” (Crônicas – 2017)
“A Longa Travessia” (Romance – 2018)
“Ladainhas, Benditos e Cabarés” (Crônicas – 2020)
“O Bispo” (Romance – 2020)
(Com informações do site do jornal O Paralelo 13)