A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), integra a representação da região Norte no Encontro da Rede Nacional de Escolas Livres, que acontecerá entre segunda-feira, 26, e o dia 30, em Fortaleza (CE). A atividade é promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), e reunirá 68 organizações da sociedade civil de todas as regiões do País.
TEM COMO FOCO O INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS
A Fetac representa o Tocantins entre as oito entidades selecionadas na região Norte, fortalecendo a presença e a diversidade das práticas formativas em arte e cultura desenvolvidas nos territórios amazônicos e do Cerrado. O encontro marca a culminância do projeto da Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, iniciado em 2023, e tem como foco o intercâmbio de experiências, a qualificação de metodologias e a articulação conjunta de ações.
ENTIDADE SELECIONADA NO EDITAL DO PROFOART
A Fetac participa da Rede Nacional por ter sido uma das entidades selecionadas no edital nº 005/2023 do Programa Nacional de Formação em Arte e Cultura (Profoart), lançado pelo governo federal como parte das ações de fortalecimento das políticas públicas de formação cultural. Através dessa seleção, a Federação vem desenvolvendo ações formativas com foco na qualificação técnica, artística e cidadã, conectando experiências pedagógicas com as realidades territoriais do Tocantins.
ENCONTRO ENTRE MESTRES, ARTISTAS, JOVENS E COMUNIDADES
Representando a Fetac no encontro nacional, a atriz e produtora cultural Bell Gama, coordenadora pedagógica do Profoart no Estado, ressalta a importância do evento para o fortalecimento coletivo das iniciativas formativas em cultura. “Estar presente nesse encontro é afirmar a potência das escolas livres e das redes que vêm sendo tecidas nos territórios. O Profoart, no Tocantins, tem promovido encontros entre mestres, artistas, jovens e comunidades que compartilham saberes de forma horizontal. A participação da Fetac na Rede Nacional é uma oportunidade de aprofundar esses diálogos e fortalecer as nossas práticas com base na troca e na construção coletiva”, destaca Bell.
PROGRAMAÇÃO
A programação contará com oficinas, debates, plenárias e grupos de trabalho voltados à reflexão crítica sobre pedagogias culturais, saberes comunitários e o papel das escolas livres como espaços de formação, cidadania e transformação social. A proposta do evento é fomentar a criação de um ecossistema colaborativo entre as escolas e iniciativas participantes, fortalecendo suas ações de forma autônoma, criativa e sustentável.
VALORIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES CULTURAIS LOCAIS
Para o presidente da Fetac, Kaká Nogueira, essa participação reafirma o compromisso do Estado com políticas públicas de formação artística baseadas na diversidade territorial, no protagonismo das organizações da sociedade civil e na valorização das expressões culturais locais. “A presença da Fetac nessa rede nacional também evidencia o trabalho coletivo e contínuo de artistas, educadores e gestores culturais tocantinenses na construção de metodologias inclusivas e emancipadoras.”
REDE NACIONAL DE ESCOLAS LIVRES
Segundo o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba, a Rede Nacional de Escolas Livres representa um espaço de confluência de saberes, linguagens, práticas e territórios. “A nossa Rede é um território de encontros e potências, uma teia viva de experiências que contribuem para uma educação artística crítica, inventiva e libertária.”
FORTALECER O PAPEL DAS ESCOLAS LIVRES
A diretora de Educação e Formação Artística da Sefli, Mariangela Andrade, destaca que o objetivo da iniciativa é impulsionar a articulação entre as escolas, fortalecendo redes de apoio e trocas que possibilitem a autossustentação das ações para além do fomento público. “A lógica da política cultural é a da coletividade e do território. Queremos fortalecer o papel das escolas livres como espaços fundantes da cultura brasileira.”
