Lançamentos literários em Gurupi
Neste sábado, 30, a partir das 19h30, acontece a sessão solene em comemoração ao vigésimo aniversário de fundação da Academia Gurupiense de Letras (AGL), e a posse da diretoria para o biênio 2019/2021, sob a presidência do escritor e historiador Roberto José Ribeiro – o Professor Robertão, que foi reconduzido ao cargo.
Sessão de autógrafos
A sessão solene será realizada no Salão de Eventos da Igreja Matriz Santo Antônio e contará com uma movimentada programação, com destaque para o lançamento de livros de quatro autores da chamada “melhor idade”. O mais novo dessa turma é Sadoc Rodrigues de Lima (82 anos), que estará autografando o seu segundo livro, intitulado Fatos contados pela história. Em seguida, vem o professor José Francisco da Silva Concesso (83 anos), membro fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto). Ele estará lançando o seu livro de contos Um dedo de prosa.
Estreantes
Quem também estará autografando um livro durante a Sessão Solene da AGL é o agora escritor Lázaro Gonçalves Marinho, que aos 93 anos de idade faz sua estreia no mundo da literatura com a obra Memórias de Lázaro. E, por fim, aos 94 anos de idade, Efigênia Aguiar, finalmente, vai realizar o sonho antigo de publicar um livro. Trata-se de Relato de minha vida, livro de memórias. Detalhe: todas as obras foram publicadas pela Editora Veloso, de Gurupi.
O Pouso de Folia, de Célio Pedreira
Iniciativa louvável
Bastante louvável a iniciativa das escolas públicas pelo Tocantins afora, na busca de mecanismos que possibilitem incentivar cada vez mais o salutar hábito da leitura, ao mesmo tempo em que também estimulam a produção textual, preparando os estudantes para os desafios que virão no futuro.
Mostra Cultural
E, dentre as unidades educacionais públicas que se destacam nesse belo trabalho, está a Escola Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, de Tocantínia, dirigida pela professora Simone de Jesus Silva que, no dia 22, promoveu, com muito sucesso, a culminância do Projeto Leitura Viva, com a realização da I Mostra Cultural, aberta à comunidade local e que teve a questão da consciência negra como temática central.
Ampliando caminhos
O secretário de Educação do município, André Goveia, que fez questão de prestigiar o evento, destacou a importância do Projeto Leitura Viva, que é colocado em prática em todas as escolas da Rede Municipal de Educação de Tocantínia. Goveia explicou que favorecer o acesso ao conhecimento, à educação, à cultura e ao desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico são os principais objetivos desse projeto, que busca, ainda, ampliar caminhos por meio da leitura e da escrita.
Resiliência em foco
Best-seller na Alemanha e que também já está fazendo sucesso no Brasil, Resiliência – O segredo da força psíquica (Ed. Vozes/Nobilis), de Christina Berndt, questiona o que faz com que algumas pessoas sejam incrivelmente fortes para lidar com dificuldades e situações extremamente exigentes, enquanto outras rapidamente sucumbem e se entregam em circunstâncias semelhantes. De onde vem essa capacidade especial de resistir a situações de conflito, pressão, dramas pessoais, sofrimento e infortúnio de diversos tipos?
Estratégias
Christina Berndt retrata como essa imensa força surge em algumas pessoas, e descreve o que neurobiólogos, geneticistas e psicólogos descobriram sobre a origem dessa resistência. Para todos aqueles que utilizam essa força, perder, por vezes, também é uma possibilidade de crescimento. Embora os fundamentos da resiliência sejam normalmente estabelecidos durante a primeira infância, este livro mostra que, com as estratégias adequadas, é possível desenvolver essas capacidades mesmo em adultos.
Manual de Dendrologia
Já se encontra em sua segunda edição o livro Manual de Dendrologia (Editora Plantas do brasil). Trata-se de um guia ilustrado de morfologia e taxonomia de árvores brasileiras, que tem como objetivo principal proporcionar ao leitor um melhor entendimento dos caracteres taxonômicos e das diferenças, muitas vezes sutis, que as árvores apresentam, almejando resultados mais precisos e eficientes no processo de identificação das árvores em campo.
Fonte segura
No manual, não só Engenheiros Florestais e Biólogos, mas também Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Ambientais, Ecólogos, Paisagistas e demais interessados no tema, que admiram o mundo das plantas, poderão encontrar uma fonte segura e ricamente ilustrada sobre a terminologia dendrológica, uma chave para o reconhecimento em campo das famílias botânicas de maior interesse dendrológico no Brasil e um importante capítulo com as características morfológicas para identificação das principais famílias botânicas brasileiras.
A literatura infantil de Adão Almeida
Já se encontra na sua segunda edição o livro infantil Peixinho Zizi (Editora DNA), do escritor e poeta Adão Almeida, natural de São Sebastião do Tocantins, mas que reside em Marabá (PA) desde 1980. A obra traz como pano de fundo questões sobre o meio ambiente, como a poluição dos rios, a pesca predatória e o descarte de lixo na natureza, o que faz com que esse livro seja um significativo instrumento para ajudar a promover a mudança de atitude do ser humano diante da situação ambiental na qual estamos vivendo.
Sensibilizar
No prefácio da obra, o poeta e professor Agmael Lima destaca que o livro Peixinho Zizi busca sensibilizar de forma simples e com uma linguagem acessível para crianças, permitindo o leitor viajar através do mundo da imaginação, tão presente na infância, tornando-o compreendido do seu papel de preservador da natureza.
Sobre o autor
Adão Almeida é poeta, cordelista e contista, membro efetivo da Academia de Letras de Marabá, Academia Paraense de Literatura de Cordel e da Academia de Letras Seccional do Brasil Sul e Sudeste do Pará. Atualmente tem nove obras publicadas e a participação em cerca de 15 antologias poéticas.
Concurso literário
Até o dia 15 de dezembro deste ano, estarão abertas as inscrições para o Concurso Literário da Revista Cultural Livro & Café, sendo aberto para autores de qualquer parte do Brasil, onde haverá seleção de contos, poemas e crônicas. O tema desse concurso é: O que esperar de 2020? O vencedor desse certame literário vai ganhar um kit com cinco livros.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.