Capital da Cultura do Tocantins, Porto Nacional receberá de quinta-feira, 5, a domingo, 8, a 4ª Feira Literária Portuense (Flip), toda no formato digital, pelo canal o município no YouTube, por conta da pandemia da Covid-19. O evento é um dos 14 do calendário turístico cultural da cidade em 2021, que formam o mosaico das manifestações culturais e da infraestrutura turística do município, apresentadas no 1º Circuito Turístico Cultural de Audiovisual de Porto Nacional, com a temática “A importância do registro da memória”. A abertura oficial acontecerá na quinta-feira, às 19 horas, na Comsaúde, e contará com a presença do prefeito Ronivon Maciel, do escritor e presidente da Academia de Letras e Artes de Porto Nacional – Alaporto, Edvaldo Rodrigues, e homenageados.
A 4ª edição da feira tem como patrono nacional o escritor goiano Bernardo Élis (in memorian), imortal da Academia Brasileira de Letras; e, como patrono regional, o escritor tocantinense Wátila Misla, da Academia Dianapolina de Letras.
O artista homenageado será o portuense Mestre Bonfim dos Pandeiros e o Café Literário terá a escritora portuense Elvanir Matos Gomes, a Quinhinha, imortal da Academia de Letras e Artes de Porto Nacional (Alaporto).
Uma novidade desta 4ª edição é que a Biblioteca Municipal de Porto Nacional Eli Brasiliense premiará o escritor destaque da Flip. A escolhida foi a escritora Francisquinha Laranjeira, imortal e ex-presidente da Academia Palmense de Letras, pelo apoio dado à Flip na intermediação juntos às diversas academias de letras do Tocantins, como também de outros Estados, desde a 1ª edição.
A Flip foi criada em 2017 pela Prefeitura de Porto Nacional e tem como organizadores a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, através da Biblioteca Municipal Eli Brasiliense, e a Academia de Letras e Artes de Porto Nacional (Alaporto), com a coordenação da servidora efetiva Maria de Fátima Oliveira.
O 1º Circuito Turístico Cultural de Audiovisual de Porto Nacional é transmitido pelo canal YouTube da Prefeitura Municipal de Porto Nacional. Já teve mais de 200 mil visualizações, mostrando o que a cidade tem de melhor na cultura e no turismo, como também nos 283 anos de sua história.
O circuito tem como coordenador-geral o diretor da Cultura, Fábio M. Barbosa, da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional
4ª Feira Literária Portuense (Flip)
Organizadores
Prefeitura Municipal de Porto Nacional
Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo
Academia de Letras e Artes de Porto Nacional (ALAPORTO)
Colaboradores
Centro Universitário Luterano de Palmas (ULBRA)
Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos Porto (ITAPAC)
Centro Universitário Católica do Tocantins (CATÓLICA)
Instituto Federal do Tocantins (IFTO)
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)
Academias de Letras
Academia Palmense de Letras (APL)
Academia de Letras de Paraíso (ALP)
Academia Dianopolina de Letras (ADL)
Academia Gurupiense de Letras (AGL)
Academia de Letras de Divinópolis (ALD)
Academia de Letras de Araguacema (ALA)
Academia de Letras do Brasil – Ceará (ALB/CE)
Academia de Letras de Imperatrizense (ALI/MA)
Academia Barreirense de Letras (ABL/BA)
Academia de Letras de Araguaína (ACALANTO)
Academia Infantojuvenil de Literatura de Gurupi (AIJL)
Editoras
Editora Veloso
Editora Nagô de Palmas
Editora da Universidade Federal do Tocantins (EDUFT)
Livrarias
Agnus Dei
GEP Livraria
Educar Livros
Livraria Espírita Caminheiro de Jesus
(Com informações de Fábio Moreira Barbosa, historiador, geógrafo, turismólogo e tecnólogo em gestão pública, especialista em Contas Públicas Municipais, servidor público municipal e atualmente Diretor da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Nacional)