Personagem fundamental para a história política do Tocantins, o ex-deputado estadual Totó Cavalcante lamentou em áudio nas redes sociais a morte de Maguito Vilela nesta quarta-feira, 13, em São Paulo, em decorrência de complicações do tratamento contra a Covid-19. Totó lembrou da importância do político goiano para a criação do Tocantins no anos 1980. Ambos são históricos emedebistas e foram deputados juntos na legislatura da Assembleia de Goiás de 1983 a 1986, quando Maguito, então, foi eleito deputado federal.
Ajudou a convencer grupo de Mauro Borges
Segundo Totó, quando deputado estadual, ele estava na liderança do partido, o então PMDB, e Maguito era líder de governo. “Me ajudou muito no processo de criação do Estado do Tocantins, na conscientização, para conquistarmos o grupo do Mauro Borges, que era contra e tinha muitos deputados na Assembleia”, lembrou o ex-deputado.
Porta de entrada
Como deputado federal, Maguito, conforme Totó, “foi uma porta de entrada para fazermos uma conscientização de redivisão territorial junto à bancada do MDB na Câmara”. “É lamentável a morte do ex-colega Maguito Vilela”, disse.
Político ético
Para o emedebista, Maguito foi “um político ético” e “deixou grandes exemplos ao mundo político”. “O Maguito nos deixou um legado muito importante na política”, avaliou.