A Área de Proteção Ambiental (APA) do Cantão foi tema de audiência entre o governador Mauro Carlesse (DEM) e 16 prefeitos da região, que também abrange a Ilha do Bananal. O grupo de gestores questionaram na reunião de segunda-feira, 1º, a pouca flexibilidade dada pelo plano de manejo da APA, o que afasta investidores e prejudica o desenvolvimento dos municípios. O Palácio Araguaia se disse sensível à demanda e estuda alterações.
Cadeiras cativas para prefeitos no conselho da área de proteção
Prefeito de Araguacema, Marcos Vinícius (MDB) foi quem relatou a preocupação do impacto destas restrições na economia da região e apresentou a principal demanda da comitiva. “Na verdade, não somos contra a área demarcada, mas sim o plano de manejo, o que precisa ser revisto para dar possibilidade de desenvolvimento da nossa região. Tempos atrás, os prefeitos tinham cadeiras cativas no conselho, mas isso foi retirado e essa é uma reivindicação que apresentamos”, ressaltou.
Presenças
Ainda participaram os prefeitos de Abreulândia, Manoel Moura (PT); Almas, Vagner Nepunoceno (MDB); Aparecida do Rio Negro, Suzano Lino (MDB); Barrolândia, Adriano Ribeiro (DEM); Brejinho de Nazaré, Marcos Aurélio (MDB); Cariri, Júnior Marajó (DEM); Chapada de Areia, Adauto Mendes (MDB); Cristalândia, Wilson Junior (Progressistas); Divinópolis, Flávio Rodrigues (MDB); Dois Irmãos, João Carlos (PSD); Lajeado, Júnior Bandeira (MDB); Marianópolis, Isaias Piagem (DEM); Miracema, Camila Fernandes (MDB); Paraíso, Celso Moraes (MDB); e São Félix, Carlão (MDB). O deputado estadual Nilton Franco (MDB) mediou o encontro.
O Cantão
Conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente, a APA foi criada no dia 20 de maio de 1997, através da Lei 907. Com área de 1.678.000 hectares, abrange os municípios de Abreulândia, Araguacema, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Marianópolis, Monte Santo e Pium. É a maior Unidade de Conservação do Estado do Tocantins e contribui de forma direta para a manutenção da biodiversidade do Parque Estadual do Cantão, cuja zona de amortecimento localiza-se em seus limites. A área tem uma imensa variedade de recursos hídricos e a diversidade de ecossistemas.