O Partido Socialista Brasileiro (PSB) perdeu mais um filiado que disputou uma vaga na Câmara de Palmas em 2020. Depois de Giovanna Nazareno e Gustavo Somera, a vez de deixar a sigla foi de Darcil Rufino. Ele foi anunciado na quarta-feira, 4, como o novo presidente da juventude do Cidadania no Tocantins. O convite foi feito pelo próprio deputado estadual Eduardo do Dertins, que está à frente da direção estadual a legenda.
Tomar decisões
Questionado pela Coluna do CT, Darcil Rufino afirma que a motivação para mudar de partido foi justamente o desafio de assumir um papel de liderança. O político alegou ainda ter recebido convites de outras siglas. “A minha escolha foi assumir a presidência [da Juventude] e tomar decisões que vão trazer mais jovens para se filiarem ao Cidadania, e poder participar do processo eleitoral”, defendeu. O novo dirigente também adiantou quais serão as primeiras ações no cargo. “Vamos estar percorrendo o Estado, organizando nossas bases, visando construir uma juventude participativa”, emendou.
Desempenho em 2020
Darcil Rufino somou 207 votos na disputa por uma vaga na Câmara de Palmas no ano passado, sendo o 14º candidato do PSB em número de votos nas últimas eleições. A chapa pessebista tinha 29 nomes. Foi a primeira vez que o agora presidente da juventude do Cidadania no Tocantins disputou um cargo eletivo.