Na semana de comemoração ao dia internacional da mulher, a deputada estadual Cláudia Lélis (PV) anunciou a destinação de recursos de suas emendas parlamentares para a realização de exames de detecção precoce do câncer do colo do útero.
A parlamentar também apresentou dois projetos de lei na Assembleia que buscam ajudar na prevenção à violência contra a mulher e na orientação para exames preventivos câncer do colo do útero com a criação do Movimento Lilás.
“Estamos vivendo o momento dramático da pandemia de Covid 19, mas não podemos nos esquecer das outras doenças, e o câncer não espera. Esse tipo de câncer quando diagnosticado no início tem cerca de 90% de chaves de cura, mas infelizmente nem todas as mulheres possuem acesso a esse tipo de exame”, afirmou a deputada pevista.
Claudia apresentou também o projeto de lei que institui o Movimento Março Lilás, que reforçará as ações desse mês nacionalmente, e PL propõe que o Governo do Estado aumente as campanhas de prevenção, oriente as mulheres e principalmente realize mais exames.
“Temos uma demanda de quase 50 mil exames no Tocantins, e mediante esses números vou destinar emenda parlamentar exclusivamente para realização do mutirão de exames de papanicolau em seis municípios, além da Capital”, anunciou Lelis.
Os municípios que serão atendidos com recursos da deputada são Porto Nacional, Natividade, Novo Jardim, Combinado, Aurora, Formoso do Araguaia, Taguatinga e Palmas.
“Já tenho a demanda de exames de cada um desses municípios e de acordo secretaria de saúde são cerca de 1345 exames, e por isso a expectativa é zerar a fila de espera em alguns municípios”, afirmou a deputada.
O Mutirão de exames será realizado através da COMSAÚDE – Comunidade de Saúde Desenvolvimento e Educação em parceria com o Governo do Estado, Prefeituras Municipais, Laboratórios credenciados. A previsão é que em maio o mutirão seja realizado nestes municípios.
Movimento Lilás
O projeto de lei busca instituir a campanha de prevenção ao câncer de colo de útero “Movimento Março Lilás”, no Estado do Tocantins, a ser comemorada, anualmente, durante o mês de março. A campanha tem como objetivo sensibilizar a população quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, oferecer orientação a respeito do tratamento, bem como promover o devido encaminhamento para as instituições de saúde públicas especializadas no tratamento da doença. (Da assessoria de imprensa)