O lançamento do Fórum Nacional de Vice-Governadores aconteceu de forma remota na manhã desta quinta-feira, 18, e contou com a participação do tocantinense Wanderlei Barbosa (sem partido), que quer priorizar o debate sobre a imunização da população contra a Covid-19. “A busca de imunizar nosso povo é o mais importante neste momento. É a única forma que temos de conter o avanço desse vírus. Acho que qualquer outra prioridade agora é equivocada”, disse.
Esforço gigante
Wanderlei Barbosa aproveitou do trabalho que está sendo feito no Estado. “O governo do Tocantins tem feito um esforço gigante para enfrentar esse momento da pandemia. Aumentamos os leitos clínicos e os de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] aumentaram bastante, tivemos mais do que dobrar o número desses leitos. O momento preocupa o Brasil e o mundo”, ressaltou o vice-governador.
Próximo encontro com a presença do novo ministro da Saúde
O encontro foi intermediado pelo coordenador executivo do fórum, Victor Borges, e contou com dois painéis, um sobre economia e outro sobre vacinas contra Covid-19, mediados respectivamente pelo secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, e o gerente geral da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes. Ao final do encontro ficou definido uma próxima audiência, com a presença do novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, com o objetivo de discutir a vacinação no país.
O fórum
Participaram do Fórum, os vice-governadores: do Amapá, Jaime Nunes; do Acre, Major Rocha; de Santa Catarina, Daniela Reinehr; do Pará, Lúcio Vale; de Rondônia, José Jodan; da Bahia, João Leão; do Maranhão, Carlos Brandão; de Pernambuco, Luciana Santos; do Rio Grande do Norte, Antenor Soares; do Espírito Santo, Jaqueline Moraes; do Paraná, Darci Piana; do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira; de Minas Gerais, Paulo Brandt e o representante do Distrito Federal, Paulo César. (Com informações da Secom/Tocantins)