O fundador e presidente nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), Levy Fidelix, morreu na noite dessa sexta-feira, 23, em São Paulo, aos 69 anos. Ele estava internado com Covid-19 em um hospital particular desde março, e morreu por complicações da doença.
Irmão mora em Gurupi
O irmão dele, Júlio Fidelix, mora em Gurupi e é presidente regional do PRTB.
Publicitário
Fidelix era formado em Comunicação Social e começou a carreira como publicitário. Ele atuou também em jornais como Correio da Manhã e Última Hora.
Carreira na política
Já na política, trabalhou como assessor de comunicação e foi um dos fundadores da revista empresarial Governo e Empresa e também da revista política O Poder e, nos anos 1980, trabalhou como apresentador de TV, em que entrevistava especialistas em tecnologia e políticos.
Homem do Aerotrem
José Levy Fidelix da Cruz ficou conhecido por ser o autor do projeto do Aerotrem, o trem-bala que ligaria Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Disputou quatro vezes ser prefeito de São Paulo. Em 2020, ficou em décimo primeiro lugar, com 11.960 votos no primeiro turno.
Em 2018
Concorreu duas vezes à Presidência da República, em 2010 e 2014. Em 2018, desistiu porque o general Hamilton Mourão é filiado ao PRTB e foi escolhido para ser o vice do presidente Jair Bolsonaro.