A poesia paraense em destaque numa bela organização de Airton Souza
Numa feliz iniciativa do poeta multifacetado e ativista literário de Marabá (PA) Airton Souza, acaba de ser lançado o VII Anuário da Poesia Paraense, pela Arca Editora, projeto vencedor do Prêmio Eduardo Castro de Literatura Marabaense, por meio da Lei Aldir Blanc.
Letras Paraenses
A obra conta com a participação exclusiva de 105 poetas que residem no Pará ou mesmo que nasceu no Estado e que se encontram radicados em outros unidades da federação, como é o caso deste titular da Coluna Livros & Cia. Nasci em Belém do Pará, mas resido no Tocantins desde 1983 e me sinto muito honrado em participar dessa importante obra.
Proeza literária
Segundo o organizador, Airton Souza, a iniciativa do Anuário vem se ampliando a cada ano, sendo que a edição deste ano ganha um significado impulso ao conseguir a proeza de trazer, pela primeira vez, as vozes poéticas de um expressivo número de participantes.
Credenciais do organizador
Airton Souza é poeta e professor. Nasceu em Marabá (PA). Já publicou mais de 40 livros e participou de mais de 90 antologias literárias. Venceu diversos prêmios literários, entre eles, o Prêmio Proex de Literatura, Prêmio Dalcídio Jurandir de Literatura 2013, Prêmio de Literatura da UFES. Só para citar alguns. É Doutorando em Comunicação, Cultura e Amazônia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA), e Mestre em Letras, com ênfase em Estudos Literários, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Possui poemas traduzidos para o Espanhol, Inglês e Alemão.
Literatura tocantinense é objeto de estudo por acadêmicos da UFNT
Aconteceu, de forma virtual, o lançamento do livro Passeando pela Literatura do Tocantins (Editora Veloso), com 30 resenhas breves, elaboradas pelos acadêmicos de Geografia e de Letras, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus de Araguaína, a respeito de livros escritos por autores do Estado.
Iniciativa de Pedro Albeirice
A obra é organizada pelo professor Pedro Albeirice da Rocha, que é doutor em Teoria Literária e responsável pelas disciplinas de Leitura e Produção de Textos e Gramática Normativa e Análise Linguística.
Difusão das Letras Tocantinenses
Trata-se de mais um livro organizado pelo referido professor, com o objetivo de difundir as letras tocantinenses, na esteira de Um Olhar sobre a Literatura Tocantinense (2019) e da “Enciclopédia Literatura Tocantinense – Entrevistas”, com cinco volumes (2020), publicações também pela Editora Veloso cuja edições movimentaram o cenário literário do Tocantins.
Passeio literário
O professor José Manoel Sanches da Cruz, Doutor em Literatura Comparada e Diretor do Campus de Araguaína da UFNT, ressalta que a resenha é um gênero que possibilita ao leitor de textos demonstrar suas habilidades interpretativas numa perspectiva crítica, sendo, portanto, um dos grandes exercícios de leitura, no sentido amplo do termo. E conclui: “Desta forma, o livro Passeando pela Literatura do Tocantins cumpre a sua finalidade, ou seja, a de conduzir o leitor a um verdadeiro passeio pelos diferentes gêneros literários produzidos na literatura tocantinense”.
Mais uma obra motivadora de Anselm Grün
Pela Editora Vozes está disponível a obra Atitudes que transformam, de Anselm Grün, na qual o autor descreve atitudes que nos ajudam a trilhar nosso caminho, um caminho que não nos leve para o exterior, mas para dentro de nós. Anselm Grün convida os leitores de sua obra a descobrirem em si mesmos novas possibilidades que os levem a uma vida plena, à liberdade, à paz e ao amor. Suas capacidades são maiores do que possam pensar, e seu modo de viver não somente os transformará, mas transformará também o mundo ao seu redor.
Sobre o autor
Autor reconhecido no mundo inteiro por seus inúmeros livros publicados em mais de 28 línguas, o monge beneditino Anselm Grün, da Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha), une a capacidade ímpar de falar de coisas profundas com simplicidade e expressar com palavras aquilo que as pessoas experimentam em seu coração. Procurado como palestrante e conselheiro na Alemanha e no estrangeiro, tornou-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias. Tem dezenas de obras publicadas no Brasil.
Narrativa amazônica sob a ótica de Carlos Correia Santos
De autoria do escritor e musicoterapeuta Carlos Correia Santos, o romance Velas de Tapera, vencedor do Prêmio Dalcídio Jurandir, da Fundação Cultural do Pará, em 2008, ganha, enfim, sua 2ª edição pela Pará.Grafo Editora.
Sobre o enredo
O cenário escolhido pelo autor paraense é a Amazônia, especificamente Fordlândia (meados de 1950) – nome dado a um distrito do Estado do Pará que recebeu um dos maiores empreendimentos do setor automobilístico. Henry Ford, empresário visionário norte-americano que no meio da Amazônia implantou junto com os maquinários industriais, os sonhos e esperanças de muitas famílias por dias melhores, dias de fartura, de desenvolvimento.
Concurso literário nacional com premiação em dinheiro
A Prefeitura de Paranavaí, no Paraná, por meio da Fundação Cultural, abriu as inscrições do 56º Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup) e 53º Concurso Literário de Contos. Marcado para os dias 12 e 13 de novembro na Praça dos Pioneiros e no Centro Cultural Rodrigo Ayres, o evento vai premiar as melhores obras das categorias música, conto, poesia, declamação e leitura dramática.
Especificidades
Cada modalidade (música, conto e poesia) tem suas especificidades para o aceite da inscrição, por isso é muito importante que os candidatos leiam atentamente o regulamento disponível no site da Prefeitura e depois façam sua inscrição nos links de cada categoria até o dia 31 de maio. As inscrições são gratuitas. A premiação é em dinheiro.
Confira o regulamento completo aqui.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.