A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio das Diretorias de Atenção Primária e Atenção Especializada, promove nesta quinta-feira, 27, às 14 horas, webinário com orientações sobre o Teste do Pezinho para os profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), dos 139 municípios. O evento ocorrerá na modalidade on-line por meio da Plataforma Zoom.
Ação proposta pela Área Técnica da Saúde da Criança juntamente com a Coordenação da Triagem Neonatal do Estado, em parceria com a Sociedade Tocantinense de Pediatria (STOP), tem como finalidade proporcionar orientações acerca do atendimento e do monitoramento das crianças que não obtiveram o resultado dos exames do teste do pezinho em tempo oportuno, como também as que não conseguiram realizar o exame no período fora da cobertura contratual com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araguaína, responsável pelas análises dos exames.
Segundo a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Juliana Ribeiro Veloso Pinto, “o evento trará, como principais abordagens, a contextualização da triagem neonatal no Estado e demais orientações para o atendimento e o monitoramento destas crianças com relação à investigação diagnóstica das doenças detectáveis pelo referido teste, por isso é fundamental a participação dos profissionais que compõem as equipes da saúde da família de todos os municípios do Estado”, destaca.
O evento conta com a participação da médica da Saúde da Família e Comunidade da Diretoria de Atenção Primária da SES/TO, Ingryd Micaela Carvalho; da enfermeira Especialista em Saúde da Família e Comunidade e Coordenadora Estadual da Triagem Neonatal, Dayene Jéssica Araújo de Oliveira; da bióloga e doutora em Genética, consultora técnica da Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados, Paula Juliana Antoniazzo Zamaro; e do médico especialista em Pediatria e Neonatologia, Delcides Bernardes da Costa Neto.
Para mais esclarecimentos, entrar em contato com a Área Técnica de Saúde da Criança, Adolescente e Jovem pelo telefone (63) 3218-2732, ou pelo e-mail: saudedacrianca.to@gmail.com. (Da assessoria de imprensa)