Em Miracema, o clima ficou tenso na tarde desta sexta-feira, 13, quando o senador Irajá Abreu (PSD) chegou com um grupo para uma reunião com a prefeita Camila Fernandes (MDB). A audiência visava discutir R$ 3,5 milhões em emendas parlamentares para a Praça da Família, uma obra de 7 mil metros quadrados, que prevê um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca com telecentro, cineteatro com 125 lugares, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, jogos de mesa e pista de caminhada [clique aqui para ver o projeto da praça].
Saulo na comitiva
O problema é que na comitiva de Irajá, além do pré-candidato a governador do PSD, Edison Tabocão, estava o ex-prefeito da cidade Saulo Milhomem (PP), adversário de Camila nas eleições de novembro. Assim, ela não quis receber Saulo e o senador não aceitou entrar sem toda a comitiva.
Ouça no áudio o momento em que Irajá é informado pelo chefe de Gabinete, Flávio Suarte, de que Camila não quer receber Saulo:
No vídeo, o vereador Thaller Rogerio (Republicanos), na saída de Irajá, fala sobre o cancelamento da audiência:
Picuinhas políticas
À Coluna do CT, o ex-prefeito Saulo confirmou a história e explicou que a Praça da Família foi solicitada a Irajá por ele quando ainda estava no mandato. “Infelizmente, são picuinhas políticas, porque as eleições já passaram, eu a respeito [Camila], é a gestora do nosso município e torço para que faça uma boa administração. Só estamos tentando ajudar, porque, quando estamos na vida pública, mesmo de fora, queremos trazer benefícios para a nossa cidade”, afirmou Saulo.
Irajá foi companheiro
Ele disse ter gostado muito da postura do senador Irajá. “É um companheiro e uma pessoa pela qual já tinha admiração e hoje admiro muito mais, porque foi muito incisivo. Ou entrava todo mundo, ou ele também não entrava porque ele disse que onde não cabe companheiro dele, não cabe ele. Gostei muito da posição do senador”, elogiou o ex-prefeito.
Ivory também não consegue ser recebido
Não foi o único problema de autoridades com a prefeita Camila. Num áudio que circula pelas redes sociais, o deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB), que é de Miracema, reclama da forma como estaria sendo tratado pela gestão de Camila. A irmã dele, Leticia Lira (PCdoB), foi candidata a vice-prefeita de Saulo em novembro. Dirigindo-se ao chefe de gabinete, Flávio Suarte, Ivory afirma no áudio: “Eu já tentei marcar (audiência com Camila), inclusive, por intermédio de Vossa Excelência uma fala com a prefeita para tratar de assuntos de interesse do município, que eu represento, que eu quero, com o qual eu quero trabalhar. Mas é impossível eu continuar levando algo para essa cidade sem ter uma fala, uma parceria, com quem está como gestor da cidade, que é a prefeita municipal. Para mim, independentemente de posição política, de lado, o que importa é levar o beneficio. Eu queria mais uma vez solicitar a possibilidade dela me receber institucionalmente, falando, para tratar de assuntos de interesse do município. Havendo interesse da prefeita municipal, veja o dia em que ela pode me atender”.
Ouça o áudio de Ivory para Flávio Suarte:
Vai receber Ivory
À Coluna do CT, Suarte garantiu que Camila vai receber o deputado Ivory de Lira. “O deputado será recebido, dependendo apenas de ajustes de agenda”, afirmou o chefe de gabinete.
Não sabia da Praça
Sobre a emenda para a Praça da Família, Suarte afirmou que “em nenhum momento a Prefeita foi informada sobre o que se tratava, valores ou objeto, pois não foi informada sobre esse aspecto, sendo do nosso conhecimento o objeto da emenda agora, pela matéria”. Ele encaminhou à Coluna do CT a mensagem que Camila recebeu da assessoria de Irajá marcando a audiência: “Gostaríamos de saber se a Prefeita tem disponibilidade para receber o Senador no dia 13/08/2021 (sexta-feira) as 14:00 hrs, para tratar de projetos e recursos federais para Miracema”.
Presença de Saulo é afronta e falta de respeito
Sobre Irajá, Suarte enviou nota em que a prefeitura afirma ser falsa a notícia de que Camila teria se recusado a receber Irajá. “Lamentavelmente, a chegada do Senador foi retardada por mais de uma hora do horário previamente agendado e, para a surpresa de todos, quando de sua chegada, o Senador trazia em sua comitiva o ex-Prefeito de Miracema, Saulo Milhomem”, diz a nota. “Tal atitude foi recebida como uma afronta e uma falta de respeito, já que tratava-se de uma agenda oficial do Senador com a Chefe do Poder Executivo Municipal e a presença do ex-Prefeito na comitiva não foi previamente informada e, ademais, demonstra um desrespeito para com a Prefeita, já que o mesmo tem pleno conhecimento das circunstâncias que envolve essa relação entre ambos.”
Camila desmarcou compromissos para receber Irajá
Também conforme a nota, a assessoria de Irajá entrou em contato com a prefeita Camila Fernandes, no início da semana, solicitando uma agenda para que o Senador pudesse fazer uma visita de cortesia, já que estaria passando por Miracema, “o que foi prontamente atendido, ficando oficialmente agendada para esta sexta-feira, 13, às 14 horas”. “Para recepcionar o Senador, a Prefeita Camila desmarcou todos os seus compromissos, convocou seus secretários municipais e os vereadores de sua base, a fim de que estivessem presentes no seu gabinete e pudesse dar as boas vindas ao Senador em sua passagem pelo Paço Municipal”, afirma o município.
Confira a íntegra da nota da prefeitura:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A respeito da notícia que circula nas redes sociais e na imprensa, falsamente afirmando que a Prefeita Municipal de Miracema, Camila Fernandes, teria se recusado a receber em seu gabinete o Senador Irajá Abreu e sua comitiva, esclarecemos que tal afirmação não é verdade.
Inicialmente, é importante esclarecer que a assessoria do Senador Irajá Abreu entrou em contato com a Prefeita Camila Fernandes, no início desta semana, solicitando uma agenda, para que o Senador pudesse fazer uma visita de cortesia, já que estaria passando pelo Município de Miracema, o que foi prontamente atendido, ficando oficialmente agendada para esta sexta-feira, 13, às 14h00.
Para recepcionar o Senador, a Prefeita Camila desmarcou todos os seus compromissos, convocou seus secretários municipais e os vereadores de sua base, a fim de que estivessem presentes no seu gabinete e pudesse dar as boas vindas ao Senador me sua passagem pelo Paço Municipal.
Lamentavelmente a chegada do Senador foi retardada por mais de uma hora do horário previamente agendado e, para a surpresa de todos, quando de sua chegada, o Senador trazia em sua comitiva o ex-Prefeito de Miracema, Saulo Milhomem.
Tal atitude foi recebida como uma afronta e uma falta de respeito, já que tratava-se de uma agenda oficial do Senador com a Chefe do Poder Executivo Municipal e a presença do ex-Prefeito na comitiva não foi previamente informada e, ademais, demonstra um desrespeito para com a Prefeita, já que o mesmo tem pleno conhecimento das circunstâncias que envolve essa relação entre ambos.
Lamentavelmente a Prefeita foi exposta a sua situação extremamente constrangedora e desrespeitosa e, diante da situação, solicitou que o Senador Irajá estivesse acompanhado de sua assessoria e dos vereadores, inclusive os de oposição que se faziam presente, ocasião em que o mesmo afirmou que só entraria se o ex-Prefeito também o acompanhasse, deixando o prédio da Prefeitura em seguida com todo o seu staff.