O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, estiveram em Araguaína na manhã de segunda-feira, 27, para capacitar e tirar dúvidas de gestores tocantinenses. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Unitpac) e recebeu representantes de 100 municípios, entre 86 secretários e 33 prefeitos. Ainda prestigiaram a programação: o senador Irajá (PSD), os deputados Tiago Dimas (SD) e Dorinha Seabra (DEM), o prefeito Wagner Rodrigues (SD), e outros.
Não é só informação, decisões são tomadas
Na ocasião, Milton Ribeiro destacou a presença do governo federal no interior, que garante economia aos pequenos municípios. “Para algumas prefeituras pequenas, o orçamento de deslocamento para Brasília, de uma equipe de quatro a cinco pessoas, é de R$ 15 mil a R$ 20 mil, e esse valor faz diferença. É muito mais fácil as cidades do entorno se reunirem aqui e a gente fazer o mesmo atendimento. Não é só informação, por meio da equipe do FNDE; nós temos resolução, aqui decisões são tomadas”, afirmou o ministro.
Novo padrão das escolas públicas
Já o presidente do FNDE, Marcelo Ponte, apresentou novidades para educação, dando destaque aos novos projetos padronizados para construção de unidades escolares. O novo modelo pretende reaproveitar a água da chuva, usar energia solar, ter climatização e quadra poliesportiva.
PNATE direto aos municípios
Os congressistas tocantinenses foram os responsáveis por organizar o evento e o coordenador da bancada, Tiago Dimas, aproveitou a ocasião para pedir mudanças nos repasses do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), pauta também defendida por Irajá. Ambos defendem que os recursos não devem mais passar pelo Estado, mas ir diretamente aos municípios. “São as prefeituras as responsáveis por esse transporte”, defendeu o deputado.
Sem representante do governo
Na ocasião, Tiago Dimas lamentou a ausência de representantes do governo estadual no evento, visto que, mesmo convidados, ninguém compareceu.