O PTB decidiu enviar convite formal para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se filiar à legenda. O convite é assinado pelo presidente nacional, Roberto Jefferson, que está preso desde 13 de agosto; pela vice-presidente, Graciela Nienov, e por todos os presidentes estaduais do PTB, inclusive do Tocantins, Alex Seiki Kawano.
Disputa com PP
O PTB disputa a filiação de Bolsonaro com o PP. A diferença é que, enquanto os petebistas estão totalmente fechados com o presidente, os progressistas estão rachados. No Tocantins, o PP é presidido pela senadora Kátia Abreu, crítica de Bolsonaro e que tem grande proximidade com os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, da qual foi ministra da Agricultura.
“1000% Bolsonaro”
Kawano afirmou à Coluna do CT que a possibilidade da filiação de Bolsonaro tem estimulado a militância, coroa a postura do partido de “lealdade absoluta ao presidente” e fortalece o PTB para 2022. “Aqui não tem racha. Bolsonaro é unânime, o PTB é 1000% Bolsonaro”, garantiu o presidente regional.
Confira a seguir a íntegra da nota do PTB:
Em reunião realizada na última semana, a Vice-Presidente Nacional do PTB, Graciela Nienov, falando em nome do Presidente Roberto Jefferson, e os 26 presidentes de diretórios estaduais, decidiram formalizar o convite ao presidente da República, Jair Bolsonaro, para que se filie ao partido, o que possibilitará sua candidatura à reeleição. Os dirigentes petebistas formularam uma carta a ser enviada ao Presidente Bolsonaro, na qual afirmam que o partido está unido, forte, robusto e pronto para recebê-lo, assim como deputados, senadores, líderes estaduais e municipais que queiram ingressar no PTB.
Os membros da Executiva Nacional do PTB e os Presidentes Estaduais do PTB decidiram sinalizar ao Presidente da República que o partido é a verdadeira Casa do Conservador Brasileiro, e está projetado para receber como membros os seus descendentes, em especial aqueles que retornam à antiga morada.
Nossa Terra de Santa Cruz, não perecerá. Nosso legado cristão é a força motriz da nossa sigla, nosso ponto de convergência. Esta confluência, se traduz na condução plural e democrática do PTB, que une de norte a sul do país, homens e mulheres conservadores em prol dos valores que para nós são inegociáveis: DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA, DEMOCRACIA e LIBERDADE.
O PTB está unido, forte, robusto, pronto para encarar os desafios vindouros. A garra dos petebistas, a união de ideias e a lealdade seguirão ombro a ombro com vossa excelência nas trincheiras eleitorais para a sua recondução honrosa ao Palácio do Planalto.
Roberto Jefferson
Presidente Nacional do PTB
Graciela Nienov
Vice-Presidente Nacional do PTB
Charlene Maria de Lima
Presidente do PTB do Acre
Ricardo Luiz Monteiro Francisco
Presidente do PTB do Amazonas
Kassyo Santos Amos
Presidente do PTB do Amapá
Gean Paulo Oliveira Prates
Presidente do PTB Bahia
Francisco de Assis Cavalcante Nogueira
Presidente do PTB do Ceará
José Gomes Ferreira Filho
Presidente do PTB do Distrito Federal
Bruno Lourenço de Souza
Presidente do PTB do Espírito Santo
Eduardo Ângelo de Macedo de Lucena
Presidente do PTB de Goiás
Mical Silva Damasceno
Presidente do PTB do Maranhão
Bráulio Braz
Presidente do PTB de Minas Gerais
Delcídio do Amaral
Presidente do PTB do Mato Grosso do Sul
Emanuel Pinheiro Neto
Presidente do PTB do Mato Grosso
Josué Bengtson
Presidente do PTB do Pará
Nilvan Ferreira do Nascimento
Presidente do PTB da Paraíba
Luiz de França e Silva Meira
Presidente do PTB de Pernambuco
Antônio Venício de Ó de Lima
Presidente do PTB do Piauí
Marisa Lobo Franco Ferreira Alves
Presidente do PTB do Paraná
Marcus Vinicius de Vasconcelos Ferreira
Presidente do PTB do Rio de Janeiro
Getúlio Batista da Silva Neto
Presidente do PTB do Rio Grande do Norte
Nilton Capixaba
Presidente do PTB de Rondônia
Jeferson Alves
Presidente do PTB de Roraima
Edir Pedro de Oliveira
Presidente do PTB do Rio Grande do Sul
Kennedy Nunes
Presidente do PTB de Santa Catarina
Rodrigo Valadares
Presidente do PTB de Sergipe
Otávio Fakhoury
Presidente do PTB de São Paulo
Alex Seiki Kawano
Presidente do PTB de Tocantins