Presidente do União Brasil (UB) no Tocantins e pré-candidata a senadora, a deputada federal Dorinha Seabra Rezende participou nesta segunda-feira, 18, do quadro “Conversa de Política”, da Coluna do CT. Um dos temas abordados foi a organização do recém-criado partido para as eleições, em especial em relação à chapa para a Câmara. A sigla viu o deputado federal Carlos Gaguim (UB) decidir permanecer filiado após um flerte com o Republicanos, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa (Aleto), Antônio Andrade (Republicanos), fez o caminho inverso.
Presença de mandatário
Na avaliação da dirigente, tais movimentações não alteraram a projeção de eleger dois nomes para a Câmara. “A janela partidária foi boa, considerando o curto espaço de tempo. A fusão demorou mais do que nós imaginávamos e saiu pertinho da formação de chapas. Ficou um bom quadro de deputados federais [pré-candidatos]. É possível que a União Brasil faça dois. [Carlos] Gaguim ficou no partido, é um puxador de votos, tem uma votação expressiva e trabalha muito para isto, não descansa. E isso foi bom para o grupo que veio, que enxergam a segunda vaga e todos em equilíbrio, com chance”, afirmou Dorinha Seabra.
Permanência de ambos poderia gerar impasse na chapa
Dorinha Seabra também revelou que a saída de Antônio Andrade – que chegou a assumir a vice-presidência do União Brasil – foi amistosa. Apesar da capilaridade do deputado estadual, a dirigente explicou que sua presença na sigla iria gerar “impasse” com os demais pré-candidatos, que não veriam chance de angariar a segunda vaga na chapa. “Foi isto que a saída dele acabou nos ajudando, proporcionando esta oportunidade. Obviamente, se ficasse seria muito bem-vindo, porque tem uma estrutura política muito boa, acredito na chance de eleição, mas ao tomar esta decisão [ir ao Republicanos], enxergando outros fatores que envolvem a política, permitiu com que a gente pudesse trazer para alguns nomes que estavam conversando com outros partidos. Gerou esta oportunidade de composição”, avaliou.
Confira a avaliação da deputada federal: