LAUREZ NÃO FOI EMPECILHO
Como era esperado, e a coluna havia antecipado, o candidato a vice-governador da chapa palaciana, Laurez Moreira (PDT), não foi empecilho para que a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), declarasse seu apoio à campanha ao Senado da professora Dorinha Seabra Rezende (UB).
DIVISÃO DO SUL
Com isso, as principais forças políticas da região sul ficaram divididas entre Dorinha e Carlos Amastha (PSB). Se Dorinha tem Josi e Laurez, Amastha conta com o seu primeiro suplente, o empresário Oswaldo Stival, nome forte naquela região.
A NOVA VÍTIMA
Depois de Elenil da Penha (MDB), foi a vez do candidato a deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) receber uma ligação nada simpática da senadora Kátia Abreu (Progressistas). Apesar de estar no partido do candidato a governador Irajá, o PSD, filho de Kátia, Fortes faz campanha de Senado para Amastha.
IRAJÁ NÃO SE IMPORTOU
Um bom observador constatou à coluna que Irajá não se incomodou nem um pouquinho com isso.
KÁTIA COM QUATRO…
Em Palmas, além da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), Kátia conta com o apoio de pelo menos cinco vereadores: Rogério Freitas (PSD), Laudecy Coimbra (SD), Jucelino Rodrigues (PSDB) e José do Lago Folha Filho (PSDB).
… E DORINHA COM CINCO
Dorinha tem também pelo menos quatro parlamentares palmenses em sua campanha: a presidente da Câmara, Janad Valcari (PL), Joatan Silva de Jesus (Cidadania), Rubens Uchoa (UB), Pedro Cardoso (UB) e Márcio Reis (UB).
COM AMASTHA
Conforme membros do legislativo palmense, os vereadores do PSB Moisemar Marinho, Mauro Lacerda e Júnior Brasão estavam conversando com Kátia, mas o diálogo acabou com a candidatura de Amastha.
BEM FRIO
De toda forma, vereadores disseram à coluna que, no geral, o engajamento deles nas campanhas de Senado está bem frio.
UM LÁ, OUTRO CÁ
Tem gente boa na campanha de Ronaldo Dimas (PL) que não gostou da postura da prefeita Josi Nunes. Para esse importante “dimista”, Josi foi para Dorinha e “mandou” o vice, Gleidson Nato (PL), para Kátia. “Além disso, ficou com Dimas para agradar o [senador Eduardo] Gomes e com a Dorinha para agradar o [deputado Carlos] Gaguim. Tem que tirar o chapéu”, ironizou a fonte.
TROCANDO EM MIÚDOS
O deputado estadual Júnior Geo (PSC) informou à coluna, por meio de sua assessoria, que “faz campanha com uma agenda muito apertada e a baseia em reuniões nas casas das pessoas, nas instituições, não participa desses eventos políticos da majoritária”. Trocando em miúdos, Geo não apoia ninguém para governador.
AVALISTA DO APOIO A KÁTIA
A nomeação de Adriana Aguiar como presidente do Instituto 20 de Maio de Ensino e do braço direito dela, Robson Vila Nova Lopes, como presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, mostra que a prefeita Cinthia Ribeiro é a avalista do apoio da ex-secretária estadual da Educação à reeleição da senadora Kátia.
ALIADOS DO INIMIGO FIGADAL
O curioso é que, inimiga figadal de Mauro Carlesse (Agir), Kátia herdou o apoio à sua reeleição de dois quadros da mais extrema proximidade do ex-governador, Adriana e o vice-prefeito de Gurupi, Gleidson Nato.
AMIGO DE UM AMIGO
O candidato a deputado estadual do Podemos Salomão Barros recebeu o apoio do ex-deputado federal e músico Frank Aguiar. “Um amigo de um amigo, e se é amigo dos meus amigos verdadeiros é meu amigo também”, filosofou o cantor.