A eleição de Lula da Silva (PT) para um terceiro mandato como presidente da República a partir do dia 1º de janeiro gerou manifestações públicas de políticos tocantinenses entre a noite de domingo, 30, e a manhã desta segunda-feira, 31. No Tocantins, o petista venceu com 434.593 votos (51,36% dos válidos), contra 411.654 (48,64%) do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL); além de ter ficado na frente em 117 das 139 cidades do Estado.
LULA ELEITO DE FORMA DEMOCRÁTICA, DENTRO DAS REGRAS CONSTITUCIONAIS
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) só foi parabenizar publicamente o petista na manhã desta segunda-feira, 31. Reeleito no dia 2, o chefe do Poder Executivo acabou entrando na campanha de Jair Bolsonaro (PL) no 2º turno mesmo após se comprometer pela neutralidade. O republicano cedeu à pressão do agronegócio, do setor evangélico e das bancadas federal e estadual. “Parabenizo o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, pelos 60 milhões de votos que o elegeram de forma democrática e dentro das regras constitucionais para um novo mandato. Desejo sucesso pelos próximos quatro anos pelo bem do Tocantins e do Brasil”, afirmou.
PEQUENA SINALIZAÇÃO A BOLSONARO
Wanderlei Barbosa não deixou de fazer uma menção honrosa ao seu candidato. “Parabenizo também o Presidente Jair Bolsonaro por seus 58 milhões de votos, que demonstram o reconhecimento do trabalho realizado por ele nos últimos quatro anos”, avaliou.
PROCESSO TRANSPARENTE
Bolsonarista e senadora eleita no dia 2, Dorinha Seabra (UB) também se manifestou nesta segunda-feira, 31, sobre o pleito. “Após o resultado das urnas nesse domingo, 30, que foi conduzido de forma transparente pela Justiça Eleitoral e, em respeito à democracia, parabenizo o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ao mesmo tempo que lhe desejo sucesso na importante missão de unir o País”, escreveu a tocantinense, que era cotada para o Ministério da Educação em uma eventual reeleição de Jair Bolsonaro. A parlamentar também pregou pelo “enfrentamento da polarização”.
VITÓRIA PARA A DEMOCRACIA BRASILEIRA
Crítica de Jair Bolsonaro, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), não escolheu um candidato no 2º turno, mas foi uma das primeiras a reconhecer o resultado das urnas. “Hoje é um dia de vitória para a democracia brasileira. Foi o 2º turno mais disputado da história do País. Parabenizo o presidente eleito e peço a Deus que tenhamos verdadeiramente dias de muita paz e prosperidade, no Brasil de todos nós”, afirmou.
O BRASIL VENCEU
Sem conseguir se reeleger no dia 2, a senadora Kátia Abreu (Progressistas) entrou de cabeça na campanha de Lula da Silva (PT) no 2º turno e comemorou bastante o resultado. “O Brasil venceu. A partir de agora os brasileiros que mais precisam do Estado vão contar com o Estado. Cumprimento os tocantinenses e agradeço pelo apoio ao presidente Lula. Que Deus proteja a todos”, escreveu.
SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER
Um dos mais ferrenhos defensores do presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, o deputado federal Vicentinho Júnior (PL) destacou o “prazer” de ter exercido o mandato na Câmara ao lado do liberal. “Trabalhamos muito pelo Brasil, e em especial pelo meu Tocantins. As marcas estão aí, só não vê quem não quer. Sigo firme, fiscalizando e cobrando os mesmos benefícios para o Tocantins”, resumiu o progressista, em tom de despedida.
QUE GESTÃO SEJA DE ÊXITO E PROGRESSO
O deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) foi outro que parabenizou os dois candidatos. “Meus parabéns ao Sr Luiz Inácio Lula da Silva, pelos 60 milhões de votos que o elegeram presidente da república. De todo o meu coração desejo que sua gestão seja de êxito e progresso. Nosso povo precisa de uma nação respeitada, com oportunidade”, disse ao petista. Entretanto, o parlamentar também destacou o “reconhecimento” dado a Jair Bolsonaro e destacou o fato de Araguaína der dado a vitória ao liberal.
Nota à imprensa
Após o resultado das urnas nesse domingo, 30 de outubro, que foi conduzido de forma eficaz e transparente pela Justiça Eleitoral do Brasil, e em respeito ao processo democrático parabenizo o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, ao mesmo tempo que lhe desejo sucesso na importante missão de unir o País, com mais Educação, Saúde e igualdade social para todos. Reitero o meu compromisso com o Tocantins, tendo como foco reconstrução, por meio de políticas públicas para os que mais precisam, e pacificação do País. Neste sentido, é necessário unirmos o País e enfrentarmos essa polarização que infelizmente ainda divide. Meu dever como Senadora Eleita, mais votada da história do Tocantins, é construir um Tocantins e Brasil mais justo para todos. Irei trabalhar todos os dias para pautar temas importantes em defesa do País, do Tocantins com um Senado mais próximo de todos os tocantinenses.
Professora Dorinha
Senadora Eleita
Palmas, 31 de outubro de 2022