PRESIDENTE DO SEBRAE COM APOIO DO GOVERNO
O Palácio Araguaia vai entrar de cabeça na eleição do conselho do Sebrae, que deve ocorrer no início de dezembro. Uma definição é que o candidato a presidente da entidade com apoio do governo será o presidente de Federação da Agricultura e Pecuária (Faet), Paulo Carneiro.
EM ACORDO COM CINTHIA
Para superintendente, já está bem consolidado o nome do atual presidente do Sebrae, Rogério Ramos. Ainda que há quem fale no presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira. Porém, existem uma conversa entre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), em torno do nome de Ramos, que foi estratégico para aproximar Paço e Palácio nas eleições estaduais. Além disso, Madeira enfrenta resistências.
POUCAS CHANCES
Com isso, a avaliação, frise-se, neste momento, é de que o presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais (Faciet), Fabiano do Vale, tem poucas chances de emplacar sua candidatura para presidir o Sebrae.
UM DOS MELHORES QUADROS
Quem tem intenção de permanecer é o atual superintendente do Sebrae, Moisés Gomes. O desempenho dele é muito elogiado e Moisés é tido por gente forte como o melhor nome que já ocupou esse cargo na entidade. Contudo, é marido da senadora Kátia Abreu (PP), e esse é o ponto, ressalvam importantes fontes.
CONTINUA REPRESENTANDO
Ex-presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro ainda continua representando os servidores, mesmo tendo deixado o comando da entidade em junho. É que agora ele é o presidente da Associação de Assistência Jurídica dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Ajusp-TO), criada em 1º de fevereiro, quatro meses antes do fim de seu mandato no Sisepe. Segundo Pinheiro explicou à coluna, o papel da Ajusp é prestar assistência jurídica aos servidores associados, pelas vias administrativa e judicial. “Temos um corpo jurídico para poder dar assistência aos associados em todas as causas de direito de servidor, como data-base, progressões, no processo administrativo, sobre condições de trabalho. Nós atuamos nesses campos todos. E vamos acompanhar tudo o que o governo faz para saber se está correto ou se está errado, e fazermos as cobranças devidas”, garantiu o presidente da associação.
MOVIMENTO SINDICAL SE FRAGILIZOU
Pinheiro disse que a Ajusp não é criação de sua cabeça, mas já existem similares no Rio, São Paulo, Pará e em mais dois Estados do Nordeste. Para o presidente da entidade no Tocantins, o movimento sindical se fragilizou e hoje é visto de forma muito negativa pelas autoridades. “Lutei muito pelo Sisepe, mas sempre tem aquela crítica de que sindicato não está satisfeito com nada, que nunca se resolve as coisas com o sindicato. A associação tem imagem mais leve e a própria administração pública a vê de outra forma. O comportamento do dirigente de associação também é um pouco diferente, não é aquele estilo de ameaça de greve, de invasão de prédio, de barreira. O papel dela é buscar o direito do trabalhador, no nosso caso, o servidor público, via administrativa e via judicial”, comparou.
ESTARRECIDOS
O discurso do ex-vice-governador Paulo Sidnei no ato golpista em Araguaína esta semana, propagando fake news sobre o processo eleitoral, surpreendeu e chocou antigos aliados. Isso porque Sidnei sempre foi visto como um homem público progressista e de extremo bom senso. Mesmo membros importantes do MDB, atual partido do ex-vice-governador, se disseram à coluna estarrecidos com o que assistiram no vídeo que circula pelas redes sociais.
COM DEPUTADOS NOVATOS
O governador Wanderlei recebeu deputados estaduais novatos nessa quinta-feira, 3. Entre os que estiveram com ele, Eduardo Fortes (PSD) e Eduardo Mantoan (PSDB). Fortes contou à coluna ter se colocado à disposição do governo para ajudar o Estado. “O que depender de mim, estarei junto e parceiro para podermos ajudar no que for possível para melhorias do nosso povo e do Tocantins”, disse.
OLHAR ATENTO DE MANTOAN
Em suas redes sociais, Mantoan afirmou que seu propósito “é dar um olhar atento à Região Metropolitana de Palmas e demais municípios do Estado que irei representar”. “Essa é uma aliança que já deu certo, e estamos otimistas para fazer as entregas que a população requer”, disse. Wanderlei foi apoiado pela prefeita Cinthia e o PSDB em sua reeleição.
SEGURANÇA DE UMA AUTORIDADE
O delegado Hudson Guimarães afirmou no Twitter nessa quinta-feira ter sido surpreendido por segurança “de uma autoridade” fazendo reconhecimento da sua casa. “Questionei o que ele fazia em frente à minha casa em carro oficial, mas a resposta não foi objetiva. Postando para constar que entendi o cenário. Continuarei expressando minha opinião”, avisou o delegado. Realmente, muito estranho.
ELEIÇÃO DO SINTROMET
No dia 27 vai ocorrer a eleição do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Operadores de Máquinas do Estado do Tocantins (Sintromet). A chapa de oposição, Renova Sintromet, foi homologada nesta sexta-feira, 4, encabeçada por Divino Santos da Silva, o Pirulito. Ele disse que a prioridade à frente do sindicato será instalar “de forma imediata uma gestão transparente plena, pela qual todos os filiados possam saber exatamente como está sendo gasto o dinheiro mês a mês”.
CONFUSÃO DA DIRETORIA
A categoria envolve motorista do transporte coletivo municipal, intermunicipal e operadores de máquinas do Estado. O sindicato representa cerca de 2 mil profissionais no Estado, mas a oposição afirma que, “por falta de organização e confusão da atual diretoria”, apenas 355 estão habilitados a votar.
TIRA A CREDIBILIDADE
Divino Pirulito reclama que, atualmente, não se sabe sequer qual é a arrecadação anual do sindicato. A estimativa é que chegue próximo a R$ 300 mil. Segundo Divino Pirulito, essa falta de transparência tira a credibilidade do Sintromet, que, segundo o oposicionista, já está há três anos sem fechar uma convenção coletiva com os patrões.
DECORAÇÃO NATALINA NA RETA FINAL
A Prefeitura de Palmas prevê que toda decoração natalina da Capital esteja concluída na segunda quinzena deste mês. Segundo o município, ao longo da Teotônio Segurado, desde a LO-12, na região norte, até a LO-19, na região sul, já foram instalados 296 postes e 20 portais decorativos. Agora, estão sendo instalados 296 conjuntos de arabescos, 296 bolas, 296 conjuntos de pirulitos e 296 pingentes decorativos. As cores da iluminação de natal deste ano serão mantidas em amarela e branca. Entre os outros pontos que também serão decorados estão a Palmas Brasil Norte, a TLO-05 no Jardim Taquari, a Avenida Tocantins, em Taquaralto, e o distrito de Buritirana.