CONFORME ANTECIPADO
Dez das 15 entidades com voto no conselho assinaram o requerimento do registro da candidatura da chapa que vai concorrer ao Sebrae na sexta-feira, 25. Ficou como a coluna havia antecipado nessa segunda-feira, 21: o presidente será Paulo Carneiro, que hoje comanda a Federação da Agricultura e Pecuária da Estado (Faet); a vaga de vice para o empresário Fabiano do Vale, presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado (Faciet); o superintendente será Rérison Antonio Castro Leite, filho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos); o atual presidente afastado do Sebrae, Rogério Ramos, será o diretor técnico; e Jarbas Meurer, indicação da Federação das Indústrias do Estado (Fieto), permanecerá como diretor administrativo e financeiro.
CHAPA ÚNICA
Com 10 das 15 entidades com direito a voto respaldando a chapa, mesmo que surgisse alguma candidatura avulsa não teria qualquer chance. Mas não surgiu. O prazo para registro terminou às 18 horas desta terça-feira, 22.
DORINHA FICA DE FORA
A senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB), que tencionava indicar o superintendente em conjunto com governador, fica sem essa participação, por conta do arranjo que garantiu a vaga para o filho de Wanderlei.
CINTHIA MARCA PONTO
Quem marca ponto é a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), que conseguiu fazer com que o acordo feito com ela, pelo governador, fosse cumprido, ao emplacar o nome de Rogério Ramos.
REPULICANOS FICARÁ INDEPENDENTE
Em reunião nesta terça-feira, 22, com sua bancada na Câmara para a próxima legislatura, o Republicanos decidiu, por unanimidade, que vai atuar de forma independente em relação ao governo Lula (PT). “O partido seguirá mantendo apoio às propostas que sejam positivas para a população brasileira”, afirma nota da bancada, que ainda anuncia apoio à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
CONTRIBUI PARA APAZIGUAR
Dois dos três deputados tocantinenses eleitos pelo Republicanos – Ricardo Ayres e Antônio Andrade – avaliaram como positiva a decisão pela independência do partido no Congresso. Para Ayres, dessa forma, a legenda contribui para apaziguar o momento de tensão política do país, dando estabilidade à gestão Lula.
FACILITA PARA WANDERLEI
Do ponto de vista regional, continua o deputado, permite que o governador Wanderlei possa se aproximar do governo petista em busca de recursos para o Estado. “O Tocantins dependente muito dessa relação com a União”, lembrou o parlamentar. Além de pertencer aos quadros do Republicanos, Wanderlei é presidente regional do partido.
MAIS ESPAÇO
O Tocantins é destaque no Republicanos. Afinal, está mandando para Brasília três deputados, número de eleitos só menor do que a sigla fez em São Paulo, com cinco parlamentares. Ayres avalia que esse desempenho vai garantir mais espaço para os representantes do Tocantins nas comissões permanentes da Câmara e importantes relatorias.
COM AMÉLIO
O deputado estadual Nilton Franco (Republicanos) retirou seu nome da disputa pela presidência da Assembleia. Ele disse à coluna que está apoiando a pré-candidatura do deputado Amélio Cayres (Republicanos).
RENÚNCIAS NA OPOSIÇÃO DA ACIPA
Pelo menos sete empresários renunciaram entre essa segunda, 21, e esta terça, 22, à participação na chapa do candidato da oposição, Aristides Sambaíba, na eleição da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), que será realizada em 9 de dezembro. Entregaram carta-renúncia Elvio Quirino Pereira, Thiago Alves Feitoza Wahlbrink, José Luiz Pereira, Fabrício Miranda Brandão, Leonardo de Souza Santos, Jubiléia Freitas Araújo Teixeira e Juliano Meurer.
SEM FUNDAMENTOS
Além disso, a comissão eleitoral rejeitou nesta terça o pedido de impugnação da chapa do presidente e candidato à reeleição Joseph Madeira. “Não existem fundamentos normativos”, justificou. O pedido de impugnação, feito pelo grupo de Sambaíba, era baseado em dois pontos: falta de nomes de suplentes para o conselho fiscal na chapa da situação; e presença de candidatos sem empresas filiadas à Acipa.
PUNIR “HORDA DE CRIMINOSOS”
O deputado estadual José Roberto, presidente regional do PT, foi à tribuna da Assembleia na manhã desta terça comentar a vitória do presidente eleito Lula no dia 30. Para ele, o projeto agora é “lutar para retomar o nosso país e a normalidade”. No entanto, Zé Roberto avaliou que, para pacificar o país, será necessário “punir essa horda de criminosos, que vai ter que responder pelas mais de 500 mil mortes na pandemia e por todo mal que fez à nossa população”.
CRIMES ELEITORAIS
O parlamentar defendeu que, para Lula e a frente ampla em torno de sua candidatura, “essa foi muito mais que uma eleição”. “Enfrentamos crimes eleitorais praticados por diversos empresários deste Estado, enfrentamos o recurso absurdo disponível nessa campanha, e, por isso, o presidente Lula foi candidato, porque nós sabíamos o que íamos enfrentar”, ressaltou Zé Roberto, ao relatar as denúncias de pressão contra trabalhadores, demissões, chantagem e aliciamento financeiro.
NEUTRALIZAR EMISSÃO DE CARBONO
A Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) de Palmas informou estar fazendo o plantio de 80 árvores na cidade para “neutralizar a emissão de carbono gerada pela viagem da comitiva da Capital, composta por cinco pessoas”, para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), em Sharm El Sheikh, no Egito. Segundo a fundação, a ação será executada por meio do programa MudaClima.
COMITÊ DO FOGO
A Defesa Civil Estadual vai apresentar nesta quarta-feira, 23, às 9h30, no auditório do Palácio Araguaia, o relatório final das atividades desenvolvidas pelos órgãos que integram o Comitê Estadual do Fogo ao longo de 2022.