NOVO COMANDANTE DO DETRAN
Já está definido quem será o novo presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no lugar do advogado Norton Rubens Rodrigues Barreira. Será o atual diretor-geral da Assembleia, tenente William Gonzaga dos Santos, homem da confiança do presidente do Legislativo, Antônio Andrade (Republicanos), que semana que vem assumirá vaga de deputado federal.
NO SEBRAE
Norton deve ser acomodado na estrutura da Superintendência do Sebrae Tocantins. Ele é muito próximo do superintendente Rérison Antônio, e foi assessor jurídico da Agência de Metrologia (AEM) quando o órgão era presidido pelo filho do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
AS 3 PRIORIDADES DE WANDERLEI
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu aos governadores apresentar três propostas prioritárias de seus Estados para serem atendidas pelo governo federal. Claro que todos querem tentar conseguir mais, e Wanderlei não é diferente. Apesar dos vários pedidos que carrega no paletó, o governador tocantinense considera prioritários a ponte que liga Filadélfia a Carolina/MÁ, como forma de integração de Tocantins e Maranhão; o asfalto no Jalapão, no trecho São Félix a Mateiros, como forma de levar melhorais à região, incentivando a economia, através do turismo; e a Transcolinas, a rodovia TO-335, que liga Colinas do Tocantins ao entroncamento com a TO-010, em Palmeirante.
REUNIÃO PARA AFUNILAR
Nesta quinta-feira, 26, haverá uma reunião em Brasília com todos os governadores para afunilar as propostas a serem apresentadas ao presidente Lula no encontro de sexta-feira, 27, às 9h30, no Palácio do Planalto.
FILHO COM OS TIQUES DE OPOSIÇÃO…
O deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas) está com todos os tiques de oposição, mas afirma que não é oposição ao governo Lula. No perfil dele no Twitter, contudo, a tônica é criticar a gestão do petista. Depois de avisar que vai apresentar um projeto para restringir o financiamento do BNDES a outros países, em reação a fala de Lula na Argentina, Vicentinho ainda desancou o ministro da Justiça, Flávio Dino: “Uma pergunta: o ministro da Justiça vai focar seus trabalhos apenas nos atos de vandalismo em Brasília? Como fica o combate ao narcotráfico? E outros crimes que assolam o Brasil?”, questionou.
…PAI CONVIDADO POR PADILHA
Enquanto isso, o pai dele, o ex-senador Vicentinho Alves, foi convidado pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para uma visita nessa terça-feira, 24. Mereceu até registro na página do ministro do Instagram, que colocou Vicentinho entre “muita gente bacana que tá na missão de reconstruir o Brasil” que ele recebeu. À coluna, o ex-senador contou que é muito antiga sua amizade com Padilha, bem como com outros importantes líderes petistas, como José Dirceu e Arlindo Chinaglia.
BANCADA NA CÂMARA COM LIRA
Sete dos oito membros da bancada federal do Tocantins na Câmara se reuniram nessa terça-feira, 24, com o presidente Arthur Lira (Progressistas-AL), candidato à reeleição. Participaram Ricardo Ayres (Republicanos), Carlos Gaguim (UB), Vicentinho Júnior, Filipe Martins (PL), Eli Borges (PL), Antônio Andrade e Lázaro Botelho (Progressistas). Lira garantiu apoio aos parlamentares nos ministérios e nas emendas individuais.
EM PROL DE PACHECO
Já a senadora Kátia Abreu (Progressistas) não terá mais mandato a partir de fevereiro, mas divulgou peça em seu Twitter em defesa do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também candidatíssimo à reeleição. Na peça, os dizeres: “Rodrigo Pacheco, defesa do Estado Democrático de Direito”.
GASTOS DE CARTÃO NO TO
Circula nas redes sociais levantamento dos gastos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com cartão corporativo em passagens pelo Tocantins de 2019 a 2022. Referem-se a agendas em Porto Nacional (21.3.2022), em Xambioá (21.03.2022), Araguaína (22.03.2022) e Palmas (11 e 12.12.2019, 19 e 20.05.2021, 14.07.2021 e 21.03.2022). No total, os gastos somam R$ 159.031,53.