O VICE DE AMÉLIO
Nos bastidores do Palácio e da Assembleia já dão como certo que a eleição do deputado Amélio Cayres (Republicanos) na quarta-feira, 1º, para presidente do Legislativo estadual está consolidada. Inclusive, o vice já está definido e será o deputado Ivory de Lira (PCdoB), que no início das discussões chegou a lançar sua pré-candidatura a presidente.
VANDA QUERIA
Quem queria ser vice era Vanda Monteiro (UB), considerada um cabo eleitoral de primeira hora de Cleiton Cardoso (Republicanos), assim, a vaga ficou mesmo para Ivory.
PODE SER CHAPA ÚNICA
A questão agora é se terá chapa única, o que parece mais provável, ou se o deputado Cleiton Cardoso manterá seu nome na disputa.
MESMO PALANQUE?
Com 2023 já começando a avançar, as discussões sobre as eleições municipais do ano que vem vão ganhando força. Já há quem aposte que em 2024 teremos uma nova aliança entre Palácio e Prefeitura de Palmas, o que não ocorre desde 2004, quando a então prefeita Nilmar Ruiz (PL) teve o apoio do governador da época, Marcelo Miranda (MDB).
PALANQUES DIFERENTES
Depois disso, sempre Paço e Palácio estiveram em palanques diferentes. Em 2008, o prefeito Raul Filho foi à reeleição novamente contra Nilmar, outra vez apoiada por Marcelo. Em 2012, Siqueira Campos ficou com Marcelo Lelis (PV) contra Carlos Amastha (PSB), que foi o vencedor; em 2016, Amastha conseguiu a reeleição com Cláudia Lelis (PV) de candidata do governador Marcelo Miranda; em 2020, Cinthia Ribeiro obteve o segundo mandato com o governo do Estado emprestando um apoio pra lá de tímido a Eli Borges (PL).
O TRIUNVIRATO
Para 2024, já se discute a possibilidade de um triunvirato se unir em torno do projeto de fazer o sucessor em Palmas. Essa aliança colocaria o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) e o senador Eduardo Gomes (PL) no mesmo palanque. Lógico que essa arrumação aponta diretamente para 2026.
DOIS NOMES DESCARTADOS
A questão é quem seria o candidato do grupo a prefeito de Palmas. Mais fácil hoje é dizer quem não será. Pessoas próximas aos três afirmam que dois nomes estão completamente descartados para essa definição: o ex-prefeito da Capital Carlos Amastha (PSB) e a vereadora e deputada estadual eleita Janad Valcari (PL). O primeiro teve Wanderlei como aliado em 2012 e vieram a romper depois; e é inimigo figadal de sua ex-vice, a hoje prefeita Cinthia. Janad teve apoio do governador para chegar a presidente da Câmara, mas os palacianos avaliam que não foi uma aliança de mão dupla. Ela ainda é inimiga figadal também de Cinthia.
ASSESSOR DE ANDRÉ GOMES
Por falar em Cinthia, um dos exonerados por ela nessa reforma que fez na equipe foi o assessor político Philipe Santos Oliveira, lotado na Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, mas que trabalhava para o vice-prefeito André Gomes. A exoneração dele foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira, 26.
NOVIDADE EM GURUPI
Em Gurupi, as rodas da política local começam a considerar um pré-candidato que pode ser a novidade do município para 2024, o ex-senador Ataídes Oliveira (Pros). Segundo jornalistas gurupienses, Ataídes, que lançou um grande shopping em Gurupi, tem sido muito frequente na política local.
DE VOLTA NO DIA 6
O ano legislativo de Araguaína começará no dia 6, às 9 horas, não na Câmara, mas no auditório do Fórum da cidade. O presidente Marcos Duarte (SD) e seus colegas de Parlamento apresentarão os novos projetos, como o sistema e aplicativo de tramitação de processos legislativos eletrônicos, a Escola do Legislativo e o da construção da nova sede da Câmara.
JUNTOS PELA UVET
Duarte e o presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho (PSDB), iniciaram conversas para participarem juntos da eleição da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet), que ocorrerá em março. A ideia inicial é que um dos dois seja candidato a presidente ou que lancem um nome com o apoio de ambos. Aliados dos dois dizem que as tratativas estão apenas no começo.
LÍDER DO TO EM RANKING
O DaBase.com.br, que diz apresentar o mais completo ranking das categorias de base dos clubes brasileiros, colocou o FlaPalmas como o melhor time do futebol tocantinense. Segundo o site, são 19 as equipes do Estado que conseguiram pontuar desde o início do levantamento, em 2016, três a mais que na última atualização. O FlaPalmas lidera com 158 pontos, seguido por 1º BPM (154 pontos), Palmas (120), Capital (98) e Interporto (69). Confira o ranking completo.
TRISTE PERDA
O coronel Elias José Silva Ribeiro faleceu nesse domingo, 29, aos 67 anos. Ele era esposo da nossa amiga jornalista Terciany Lima. O velório ocorre na Saf Funerária, na 103 Sul, em Palmas, e o sepultamento está previsto para as 16h20, no Cemitério Jardim da Paz. Nossas condolências à amiga querida Terciany e sua família.