Secretários municipais de Meio Ambiente do Tocantins criaram na quinta-feira, 2, um fórum permanente para fortalecer a gestão ambiental nos município. O objetivo é contribuir com a organização, trocar experiências e promover capacitações e articulação dos secretários municipais junto aos órgãos parceiros.
PAUTAS DE INTERESSE COMUM
A iniciativa é fruto da mobilização iniciada entre os secretários municipais, que perceberam a necessidade de entidade para tratar de pautas coletivas de interesse comum, tais como o aperfeiçoamento dos gestores e participações em discussões, como, por exemplo, na elaboração da nova cartilha de ICMS Ecológico, instrumento financeiro destinado aos municípios que trabalhem em ações ambientais.
PRESIDÊNCIA COM LAGOA DA CONFUSÃO
O Fórum Permanente de Secretários Municipais de Meio Ambiente do Estado do Tocantins (FPESMA/TO) foi criado durante reunião na Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Para primeiro presidente, foi eleito o secretário Maxwell Panta, de Lagoa da Confusão; tendo como vice-presidente o secretário Claudisio Conceição Bandeira, de Maurilândia do Tocantins; e secretária executiva, a representante de Colmeia, Cristiane Divina Pereira Cardoso.
MEMBROS FUNDADORES
Ainda participaram da constituição do fórum os secretários municipais de Meio Ambiente de Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, Pium, Couto Magalhães, São Miguel do Tocantins, Carrasco Bonito, Lajeado, Tupiratins, Tabocão, Araguacema, Araguaçu, Figueirópolis e Porto Nacional, que se tornaram membros fundadores.
O presidente da ATM, Diogo Borges, que esteve presente, elogiou a iniciativa do grupo e disponibilizou a estrutura da entidade para contribuições.