NOVA CANDIDATA À SETAS
Mais uma candidata entrou na disputa pelo comando da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), cuja indicação será da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). Um nome já de olho na pasta é Marcelo Lucena, ex-coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Agora quem também quer é Solany Maria Souza Moreira, a Enfermeira Sol, que, no ano passado, foi candidata a deputada federal pelo União Brasil.
NÃO QUER SÓ A CABEÇA
Essa novela já dura umas três semanas, mas, conforme a coluna apurou, não está longe de chegar ao fim. É que Dorinha não quer ficar só com a “cabeça” e dividir o “corpo” da pasta com outras forças políticas e, assim, ter um secretário de enfeite. Essa é a discussão que está fazendo neste momento com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
A CAMINHO DO MDB
O ex-senador Ataídes Oliveira não vai ter problema com a incorporação do Pros, que ele presidia, pelo Solidariedade, partido que passou a ser comandado pelo também ex-senador Vicentinho Alves. É que Ataídes disse à coluna que deixou o Pros para ingressar no MDB.
GURUPI OU PALMAS?
Sobre a possibilidade de disputar a Prefeitura de Gurupi, Ataídes admitiu que também tem ouvido seu nome cogitado por lá, mas avisou que, no momento, está focado em suas empresas. Além disso, ele revelou que um grupo de amigos empresários está pedindo que ele dispute as eleições de Palmas.
NÃO CAIU BEM
Não caiu bem em Arraias a nomeação, no dia 15, de representantes do cacicado local pelo governador Wanderlei, que colocou o ex-prefeito Wagner Gentil (PL) como vice-presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR); e Débora Vasconcelos como vice-presidente do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-TO). Ela é filha do também ex-prefeito e ex-deputado estadual Cacildo Vasconcelos (Progressistas).
AOS 49 DO 2º TEMPO
Os dois são representantes de grupos políticos diferentes na cidade, que conta com uma terceira força, encabeçado pela atual prefeito Herman Gomes de Almeida (SD). Nas rodas de política da Arraias, o que se diz é que o prefeito não ficou satisfeito, nem aqueles que apoiaram a reeleição de Wanderlei desde o primeiro momento. Isso porque, alegam, esses três grupos tradicionais só entraram na campanha do governador “aos 49 do segundo tempo”. “E o governador sabe disso”, disse uma das fontes indignadas.
EM CARAÍVA
O governador e os secretários estaduais do Meio Ambiente, Marcelo Lelis, e da Casa Civil, Deocleciano Gomes, e as respectivas famílias, foram curtir o feriadão prolongado em Caraíva, apresentada como “a vila mais encantadora de Porto Seguro, no Sul da Bahia”.
DEPUTADOS QUEREM VAGA DE CONSELHEIRO
Há um grupo de deputados estaduais que se mobiliza desde já para emplacar o próximo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Garantem que a indicação será da Assembleia e querem um ex-deputado no cargo. Só aguardam a abertura de vaga.
PRESSÃO PELO PISO DA ENFERMAGEM
Os vereadores do Bloco Parlamentar em Defesa de Taguatinga, formado por Carlos José Freire, o Baiano (PV); Cleanto Ribeiro Harles Evangelista dos Santos (PV), Paulo Baré (Cidadania) e professor Edilson Rocha (PSD), pressionam o prefeito Paulo Roberto (PSD) a efetivar o piso da enfermagem. Para isso, eles apresentaram uma indicação na sessão do dia 15. Os parlamentares defendem que “a iniciativa é um justo reconhecimento aos profissionais que mais se sacrificaram durante a pandemia de covid-19, quando exerceram suas atribuições sob condições mais adversas”.
ORDEM DE SERVIÇO ASSINADA
O prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB), assinou nesta quinta-feira, 23, ordem de serviço para dar início à construção de uma quadra de areia na Praça Jaime Franklin Medeiros, no setor Serrano I. A obra, demanda antiga da comunidade, é fruto de uma emenda impositiva do vereador Jozival Barboza (Avante), no valor de R$ 100 mil, e tem uma contrapartida da prefeitura de R$ 61 mil.
4º PACOTÃO DE INAUGURAÇÃO
Em Axixá, o prefeito Auri-Wulange Ribeiro Jorge (PTB) organiza seu quarto “Pacotão de Inauguração”, evento para lançar várias obras no município. Entre elas, pavimentações, 2 pontes e 56 bueiros, reforma e ampliação do cemitério público, construção da Secretaria Municipal de Educação e do Mercado Municipal; e reforma e ampliação da Feira Municipal. Segundo o prefeito, essa nova etapa do “Pacotão” é resultado de sua parceria com o governador Wanderlei, com os senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha, com deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) e com o deputado estadual Jair Farias (UB).