O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpriu agenda na sexta-feira, 31, em Palmas. O magistrado visitou a sede da Defensoria Pública (DPE), participou no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) da inauguração da Sala da Ordem dos Advogados e foi palestrante da etapa tocantinense do Circuito Nacional de Processo Civil.
SALA DA ORDEM
Ao lado do presidente da seccional tocantinense da Ordem, Gedeon Pitaluga, e da presidente da Corte, desembargadora Etelvina Sampaio, o ministro do Supremo agradeceu o acolhimento e relembrou seus 35 anos na advocacia. “Não se faz justiça de modo insular, faz-se justiça aberta ao diálogo. A advocacia da liberdade, da legalidade, dos direitos e das garantias nunca saiu de mim e deve habitar o coração de todos nós”, disse na ocasião.
REPRESENTA RESPEITO DO JUDICIÁRIO À ADVOCACIA
Etelvina Sampaio comentou sobre a nova estrutura no TJTO. “Essa sala representa o respeito que nós, do Judiciário, temos para com a advocacia e com os nossos cidadãos”, afirmou. Gedeon Pitaluga exaltou a inauguração. “Esse momento tem um simbolismo muito importante para nós, é um pacto da OAB do Tocantins com o sistema judicial. Uma sala tecnológica que oferece além de acesso, o exercício de uma advocacia digna, forte e representada a todos os advogados e advogadas tocantinenses”, afirmou
HOMENAGEADO NA DEFENSORIA
Acompanhado da esposa, Rosana Amara, Edson Fachin também foi recebido pela defensora pública-geral do Tocantins, Estellamaris Postal. Na ocasião, o ministro foi homenageado com a Medalha de Honra ao Mérito e também lhe foi concedido o Certificado de Honra ao Mérito da Instituição. “Não é favor algum, a rigor, porque o que estamos fazendo é colocar a população com um mecanismo da sua própria defesa, quer de interesses individuais, quer de interesses transindividuais, e há um longo caminho por ser trilhado neste sentido, e estou seguro de que a Defensoria pode contribuir muito para isto”, afirmou na ocasião.