CALDO ENTORNOU NO UB
Como a coluna já vinha antecipando há algumas semanas, o caldo entornou no União Brasil por conta da comissão provisória de Palmas. De um lado, o novo presidente metropolitano, o deputado federal Carlos Gaguim, e de outro, os insatisfeitos, os pré-candidatos a prefeito Eduardo Siqueira Campos e a deputada estadual Vanda Monteiro.
COM DORINHA E RUEDA
À coluna, Gaguim garantiu que sua posse no comando da comissão de Palmas foi acertada com a presidente regional, senadora Dorinha Seabra Rezende, e com o vice-presidente nacional da sigla, Antônio Rueda.
QUER UB COM JANAD
Nos bastidores, os grupo de Vanda e Eduardo não têm a menor dúvida: a comissão de pessoas próximas formada por Gaguim tem o objetivo de levar o UB para a pré-candidatura a prefeita da também deputada estadual Janad Valcari (PL).
AGUARDAM DORINHA
Os dois grupos adversários de Gaguim esperam uma manifestação da pública da líder maior do UB, sua presidente regional e senadora Dorinha.
QUERIA NUIR JR
A insatisfação começou quando, na última reunião da executiva, o UB discutia a formação das comissões provisórias. Ao colocar os nomes à mesa, Gaguim sacou o de Nuir Júnior (ex-PMN) para comandar o diretório metropolitano. Chefe de gabinete de Vanda e membro da executiva estadual, Antônio Pádua, não aceitou, levantou-se da mesa e foi embora.
COMISSÃO COM ALIADOS
Com isso, Palmas ficou sem definição, até que o grupo de Vanda se surpreendeu com a comissão presidida por Gaguim e composta por sua esposa, Rose, sua secretária particular e ex-assessores. Apenas um dos quatro vereadores de Palmas – Rubens Uchôa, muito próximo a Janad – foi posto executiva da Capital.
FILIPE QUER PRESIDÊNCIA DO PL
Já no PL, o deputado federal Filipe Martins, que também sonha em disputar a Prefeitura de Palmas, tem dito a pessoas próximas que o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, garantiu a ele o comando do partido em Palmas. Se Filipe colocar mesmo seu nome na corrida sucessória, serão três os pré-candidatos do partido na Capital: ele, Janad e o ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas.
JANAD NÃO PERDE OPORTUNIDADE
Por falar em Janad, a deputada não está perdendo oportunidade para alfinetar seu colega deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), e mandar recado à esposa dele, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB). Só na sessão da manhã desta terça, foram pelo menos duas cutucadas. Numa delas, logo após Mantoan apresentar seu requerimento para a realização de uma audiência pública na Comissão de Cultura e Desporto da Assembleia, sobre o combate à violência nas creches e escolas tocantinenses. O parlamentar lembrou que, nessa segunda, Cinthia, preocupada com a situação, reuniu Secretaria Municipal da Educação e as forças de segurança para juntos definirem medidas estratégicas para proteger a rede municipal de ensino.
RECADO PARA CINTHIA
Pouco depois, Janad reclamou de o Sindicato das Escolas, da qual ela já foi presidente, não ter sido convidado para a reunião. “Então, eu não vejo essa preocupação que ela [Cinthia] tem, não. Até porque as ruas de Palmas estão só o buraco, a saúde nossa não tem médico, não tem remédio, as UPAs estão lotadas… Então, eu não vejo essa preocupação, não. [Para Mantoan] Leva o meu recado para ela para que ela possa convidar o sindicato a participar e que faça visita nas UPAs e ande pela cidade, que desça do apartamento em que vocês moram para poder cuidar, porque, nas ruas por onde a gente passa, o que mais faz é furar os pneus dos carros”, afirmou a deputada.
LÁZARO NÃO GOSTOU
O deputado federal Lázaro Botelho (Progressistas) não gostou do anúncio do líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, de que invasões de terra ocorrerão por todo o País neste mês. Lázaro é autor do projeto de lei que visa impedir que invasores de propriedades rurais sejam beneficiários de programas relacionados à Reforma Agrária, regularização fundiária ou linhas de crédito voltadas ao setor. Para o parlamentar, o governo precisa agir e viabilizar a implementação das políticas públicas voltadas à reforma agrária. Ele disse ser favorável a “uma reforma justa, que dialogue com todos os setores interessados”, mas principalmente, que “não prejudique os homens e mulheres do campo, bases fundamentais para o desenvolvimento do País”.
NOVO PRESIDENTE DA JUCETINS
O ex-deputado estadual Issam Saado é o novo presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), com o advogado Juarez Rigol de vice-presidente. Saado reuniu a equipe do órgão na manhã desta terça-feira, 11, e declarou seu amor pelo Tocantins e pelo segmento empresarial. O novo gestor disse ser “muito simples”, que “não gosta de formalidades”. “Portanto, meu gabinete está aberto para receber as pessoas. Quero conhecer cada servidor da Jucetins, para entender melhor a função de cada um e viabilizar ainda mais a qualidade do trabalho e a prestação dos serviços públicos”, avisou.
JOVEM ADVOCACIA
A Câmara de Palmas realizou na manhã desta terça-feira, 11, sessão solene em comemoração ao Dia da Jovem Advocacia, data instituída no âmbito municipal e celebrada anualmente no dia 14 de março. A sessão foi solicitada pelo vereador Pedro Cardoso (UB), autor da Lei nº 61/2022, que criou a data. Durante a solenidade, 17 jovens advogados foram homenageados.
COM FLÁVIO DINO
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) teve agenda em Brasília nesta terça-feira. O primeiro compromisso foi uma audiência com o ministro da Justiça, Flávio Dino. Em pauta, emendas para a modernização do sistema de identificação, helicópteros para o trabalho das forças de segurança e segurança escolar. O governo federal está adotando uma série de medidas para combate à violência nas escolas. Entre elas, o lançamento de um edital, previsto para esta terça, de R$ 150 milhões.