A FÚRIA DOS ADVOGADOS
Citado pelo relator do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Sidney Madruga, no caso que resultou na aposentadoria compulsória do desembargador Ronaldo do Eurípedes, do Tribunal de Justiça do Tocantins, o presidente da seccional do Estado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), Gedeon Pitaluga, está enfrentando a fúria de parte dos advogados tocantinenses, que agora querem que ele deixe o comando da entidade.
QUER A SAÍDA DE PITALUGA
Esse grupo, que tem entre eles o ex-presidente da OAB-TO Walter Ohofugi – adversário da atual gestão –, promete ingressar com uma representação semana que vem pedindo a saída imediata de Pitaluga da presidência.
MANOBRA ELEITORAL
Já para o grupo do atual comandante da OAB-TO, a citação de Pitaluga no caso de Ronaldo Eurípedes não passaria de uma manobra da oposição da entidade, que voltará a ter eleição no ano que vem. A disputa classista seria o pano de fundo desse debate, alegam. Os aliados do atual presidente defendem que a gestão dele “é uma das melhores da história, fato reconhecido pela classe”. “A popularidade que conquistou junto aos advogados, a defesa que faz da advocacia, as obras e realizações comprovam isso”, sustenta uma dessas fonte próximas a Pitaluga.
NÃO É PARTE DO PROCESSO DO CNJ
Assim, garante, a oposição usaria o processo contra o desembargador aposentado a fórceps para fomentar discussões no WhatsApp e Twitter e, assim, desgastar o presidente da OAB-TO e enfraquecê-lo no processo eleitoral de 2024. Alegam que Pitaluga não é parte desse processo no CNJ, por isso, não foi lhe dada a oportunidade de defesa, tendo no caso apenas um ponto de vista (o da acusação contra o magistrado). “O processo do CNJ é apenas para julgar a conduta do desembargador afastado”, minimizam.
QUER O LULA NO TOCANTINS
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges (PSD), convidou pessoalmente, nessa quarta-feira, 14, o presidente Lula para participar do encontro de mulheres municipalistas que vai ser realizado no Jalapão. Lula gostou da ideia e pediu para Diogo discutir a agenda com sua equipe. O presidente da ATM ficou animado e disse que fará tudo para trazer Lula ao Estado.
SAÚDE ABASTECIDA
Na tribuna da Câmara nessa quarta-feira, o presidente José do Lago Folha Filho (PSDB) informou os colegas que a Prefeitura de Palmas abasteceu na terça-feira, 13, todas as unidades de saúde e farmácias populares com os remédios que estavam faltando na rede municipal.
MULHER EMPREENDEDORA
A diretoria do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Tocantins (CMEC), entidade ligada à Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e à Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), foi empossada na noite dessa quarta-feira, 14. A empresária Antônia Lopes Gonçalves é a presidente e a empresária Andrea Stival, a diretora de Ações Sociais. Andrea foi uma das palestrantes da cerimônia de posse do conselho, falando sobre o tema Família e Negócios.
LEI PROMULGADA
O artigo do professor Régis Carvalho, na Coluna do CT, em que defende a importância de um museu para Araguaína, levou lideranças da cidade a se manifestarem sobre o tema. O vereador Geraldo Silva (MDB) lembrou que tem uma lei de sua autoria, já aprovada pela Câmara, que dispõe sobre a instituição da Fundação Museu e Arquivo Histórico de Araguaína. A Lei 3.306 foi promulgada no dia 16 de setembro do ano passado.
MUSEU ONLINE
A diretora-geral da Faculdade de Ciências do Tocantins (Facit), Ângela Maria Silva, contou que a instituição lançou no ano passado o museu online de Araguaína. O site traz recortes, fotografias, relatos e entrevistas que remontam à criação da cidade.
PASTOR CLAUDEMIR PODE IR PARA O PL
O ex-vereador de Palmas pastor Claudemir Lopes, candidato a senador pelo Patriota no ano passado, sinalizou durante visita à deputada estadual Janad Valcari (PL) – foto – que pode se filiar ao PL para concorrer novamente a uma vaga na Câmara da Capital no ano que vem. O líder evangélico é presidente da Convenção de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus Missão no Tocantins (Coimadetins) e ex-presidente da Ordem dos Ministros do Evangelho de Palmas (Omep) por três mandatos.
FÓRUM DA SECOM
O secretário estadual da Comunicação do Tocantins (Secom), Márcio Rocha, está representando o Estado no 1° Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Comunicação, realizado nesta quinta-feira, 15, no Hotel Fera Palace, no Centro Histórico de Salvador (BA). O evento reúne representantes de 22 unidades federativas brasileiras e contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O objetivo é discutir uma série de temas como comunicação pública, combate à desinformação e importância do diálogo com os órgãos de controle no aprimoramento da gestão.
COLHEITA SAFRINHA VAI COMEÇAR
A colheita do milho safrinha pelos cooperados da Frísia no Tocantins tem início previsto para esta segunda quinzena de junho. Foram plantados mais de 10 mil hectares em 2023 e a estimativa é de que se colha mais de 53 mil toneladas do grão. No Tocantins desde 2016, a Frísia conta hoje com 152 cooperados e cerca de 70 colaboradores no Estado.