O primeiro governador do Tocantins e maior líder político do Estado, José Wilson Siqueira Campos faleceu na noite desta terça-feira, 4, aos 94 anos, pouco menos de um mês do aniversário de 95 anos, no dia 1º de agosto. A informação foi nas redes sociais confirmada pelo filho, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos.
ENTENDA
Siqueira Campos foi internado na quinta-feira, 29, com fortes dores, consequências do câncer de próstata identificado em 2002. Uma tomografia realizada na sexta-feira, 30, constatou um nódulo pequeno em cada pulmão, fissuras nas costelas e fragilidade no quadril. O ex-governador registrou uma melhora no domingo, 2, mas nesta terça-feira teve crise renal aguda, registrou quadro infeccioso por septicemia e precisou de hemodiálise. Neste mesmo dia foi entubado, mas não resistiu e faleceu.
CRIADOR DO TOCANTINS
José Wilson Siqueira Campos nasceu em 1º de agosto de 1928, em Crato, no Ceará. Siqueira exerceu o primeiro cargo público em Colinas, como vereador, em 1965. Desde então foi subindo na hierarquia política e a Câmara Federal que o catapultou como a principal liderança do antigo Norte de Goiás. Deputado constituinte, é dele a fusão de emendas que criou o Tocantins, sendo o primeiro governador do Estado (1989 a 1991). Ele também é o grande responsável pela existência de Palmas. Siqueira Campos ainda comandaria o Palácio Araguaia por outras três oportunidades (1995 a 1998, 1999 a 2003 e 2011 a abril de 2014).