NENHUM ENTENDIMENTO COM WANDERLEI
O presidente regional do PSB, Carlos Amastha, garantiu à coluna que não foi resultado de nenhum entendimento seu com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) a posse do deputado estadual Moisemar Marinho como secretário extraordinário de Ações Governamentais e Parcerias Público-Privadas, o que abre vaga para um suplente do partido na Aleto. Conforme Amastha, o PSB vem dando oportunidade para seus suplentes assumirem vaga, como já ocorreu na Câmara de Palmas, e, assim, existia um acordo para que um deles tivesse a chance no Legislativo estadual a partir de agosto.
ARTICULAÇÃO DE MOISEMAR
Contudo, seria por uma cirurgia que Moisemar precisa fazer, mas o deputado conseguiu essa articulação com o governador e assumiu a vaga de secretário.
QUEM ASSUME NA ALETO?
A questão agora é qual suplente vai ocupar a vaga de Moisemar. O próprio deputado garantiu à coluna que é o vereador Júnior Brasão, o segundo mais bem votado do PSB em 2022. Mas há um movimento dentro da Assembleia que exigirá a renúncia de Brasão para que ele tenha direito à vaga. O entendimento é de que existe uma jurisprudência segundo a qual, ao tomar posse de uma cadeira como neste caso, o suplente assume de forma tácita que está renunciando ao cargo de que detém o mandato. Existe uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) tramitando no Congresso que prevê a posse do suplente já mandatário sem perda do cargo originário, mas ainda não foi aprovada.
PARECER DA CÂMARA
Já o PSB se sustenta num parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara de Palmas, do dia 4, que conclui que o vereador licenciado pode assumir vaga de deputado estadual sem perder o mandato no Legislativo municipal.
QUEM DÁ POSSE É O AMÉLIO
Porém, os que defendem a necessidade de renúncia lembram que “quem dá posse a deputado estadual é o presidente Amélio Cayres [da Assembleia] e não o presidente Folha [da Câmara]”. E, conforme a coluna apurou, Cayres vai exigir que Brasão apresente a renúncia ao cargo de vereador para tomar posse na Aleto.
IRRELEVANTE
À coluna, Amastha parabenizou Moisemar pela posse como secretário e avaliou que o quadro do PSB vai qualificar o governo de Wanderlei. Sobre a polêmica de quem toma posse, o presidente do partido disse que “é irrelevante”. “O que me alegra é que será um companheiro do PSB que ocupará a vaga, graças à mudança na legislação que acabou com as coligações”, afirmou. O segundo suplente de Brasão é o veterinário Gilberto Moraes, presidente do Sicoob no Tocantins; e o terceiro, Epitácio Brandão Filho.
VISÃO DE DEUS
Tem religioso procurando pré-candidato a prefeito de Palmas contando da visão que “Deus lhe deu” do fulano tomando posse em 1º de janeiro de 2025. Claro, o “profeta” é pré-candidato a vereador.
ENTREVISTA MAL FEITA
O deputado federal Vicentinho Júnior (PP) considerou “mal feita” a entrevista do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nessa terça-feira, 15, para explicar o apagão geral que impactou todo o País. “O homem não sabe o que houve, onde foi, se foi numa linha da Eletrobrás ou não, o maior apagão da história do nosso país, e ainda vem dizer que a governança pública é melhor do que a privatização da Eletrobrás”, afirmou no X [antigo Twitter]. Para ele, “mais uma vez se provou” que havia a necessidade de privatizar a gestão da Eletrobrás. “O Congresso e o Brasil não vão aceitar esse discurso retrógrado de voltar sua gestão para o poder público”, avisou.
SÓ FOI ANTECIPADA
A reforma administrativa feita pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), nesta semana já estava no radar e só foi acelerada em função das duas operações da Polícia Federal de semana passada. O objetivo foi dar um tom mais técnico para pastas importantes. A saúde recebeu dois nomes altamente qualificados e muito elogiados por servidores, a nova secretária, Anna Crystina Mota Brito Bezerra, e o novo secretário executivo, Daniel Borini Zemuner, que já comandou a pasta.
HOMEM DE BEM E DECENTE
Outro nome bastante elogiado – inclusive pela oposição na Câmara – é Fábio Chaves, novo secretário da Educação, pasta alvo das duas operações da PF. Foi ele que a prefeita Cinthia convocou para implantar a nova Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), com a municipalização do serviço, no final do ano passado. Chaves estava nos últimos meses no comando da Secretaria de Assuntos Fundiários. “Homem decente, homem de bem”, definiu a oposicionista Laudecy Coimbra (SD), na sessão dessa terça, sobre o novo secretário da Educação.
TANGENCIOU
Em Gurupi, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) desconversou quando questionado sobre sua avaliação da gestão da prefeita Josi Nunes (UB), com quem seu grupo travou forte embate nas eleições de 2020. Apenas disse que tem ajudado e que “quem tem que fazer análise é a população, são os jornalistas”. “Eu estou para ajudar e, o que tem dependido de mim, eu tenho procurado ajudar”, tangenciou, conforme o portal Atitude e o Programa Revista 104, da Nova FM.
ANO DE TRABALHO
Sobre as eleições de 2024, Laurez vem mantendo a mesma postura do governador Wanderlei e disse que só vai se definir no ano que vem. “Porque este ano é de trabalho e de organizar as coisas”, justificou.
SEM RESPOSTA
O deputado estadual Marcus Marcelo (PL) está cobrando uma posição do governo do Estado em relação às demandas apresentadas pelos parlamentares na Assembleia. Ele citou um de seus requerimentos em caráter de urgência, que pede a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) dos profissionais da Educação, apresentado em 21 de março, e até agora sem reposta da Secretaria Estadual da Educação.