Ex-prefeito de Goianorte, Vinicius Donnover Gomes (PSD) voltou a ser condenado pela 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Araguaína em decisão proferida no domingo, 17, pelo juiz Victor Curado Silva Pereira. A sentença determina o ressarcimento de R$ 676.745,39 ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com correção monetária e juros, à perda de qualquer cargo público ou função pública que possa ocupar, proibição de contratar com o governo estadual ou de receber incentivos fiscais, e ainda estabeleceu a suspensão dos direitos políticos por quatro anos. A ação de improbidade administrativa foi movida pelo próprio município.
ENTENDA
Conforme a decisão, Vinicius Donnover Gomes teria desviado recursos por meio de três convênios com o FNDE quando prefeito de Goiatins. Dois previam a construção de salas de aula nos povoados Craolândia e Fazenda Limpão; enquanto o terceiro era para a construção de creche em Alto Lindo. Nenhuma obra ultrapassou os 40% da execução, apesar de 50% dos recursos terem sido repassados
A Coluna do CT não conseguiu contato com o ex-prefeito, mas o espaço está aberto para qualquer manifestação. Ainda cabe recurso contra a decisão.