O Congresso Nacional promoveu uma sessão solene na manhã desta segunda-feira, 2, em comemoração ao 35º aniversário do Tocantins, comemorado na quinta-feira, 5. A cerimônia foi uma iniciativa dos senadores Dorinha Seabra (UB) – que presidiu os trabalhos – e Eduardo Gomes (PL), além do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos). O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) prestigiou a solenidade.
TODOS OS GOVERNADORES MERECEM O RESPEITO
Após uma apresentação inicial da senadora Dorinha Seabra, Wanderlei Barbosa abriu os pronunciamentos da sessão solene. Para além de lembrar de José Wilson Siqueira Campos como “líder maior do movimento separatista”, o governador chamou a atenção por citar todos os gestores que passaram pelo Palácio Araguaia, reconhecendo a atuação de cada um. “Todos nós merecemos o respeito por termos tido a oportunidade e feito nosso trabalho. Este trabalho de 35 anos culmina em um Estado que cresce em várias vertentes”, pontuou.
TOCANTINS É ÓTIMO PARA O TOCANTINENSE E EXCELENTE PARA GOIÁS
O senador Eduardo Gomes fez um discurso focado em reconhecer as figuras políticas e históricas que contribuíram para a criação do Estado, que acrescenta ter sido benéfica para todo o País. “Tocantins é ótimo para o tocantinense e é excelente para Goiás. Dividiram para somar, e assim pode acontecer em outros estados”, pontuou. O liberal também reservou parte do pronunciamento para ressaltar a atuação de Siqueira Campos no Congresso Nacional. “Eu fui deputado federal por três mandatos, e passei este tempo todo tentando entender como Siqueira Campos conseguiu fazer que fosse aprovado o dispositivo de criação do Estado. Saí de lá, tive que voltar como senador, e continuo sem entender”, exaltou.
LEIA MAIS
PARTICIPAÇÕES
Filho de Siqueira Campos, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos também relembrou o trabalho do pai para que o Tocantins se tornasse realidade. O político chamou a atenção para os desafios sociais que o Estado ainda enfrenta e disse que os problemas poderão ser superados com esforços conjuntos nas três esferas federativas. Ainda se pronunciaram os deputados federais Ricardo Ayres (Republicanos) e Lázaro Botelho (Progressistas) e o ex-senador Guaracy Silveira.
Confira a íntegra da solenidade: