PLACA ORIGINAL VOLTARÁ AO CESAMAR
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), já determinou a volta da placa original da inauguração do Parque Cesamar, retirada em 2015 pelo seu antecessor, Carlos Amastha (PSB), quando da reforma da área. Conforme a coluna apurou, Cinthia teve notícias da placa original no almoxarifado da subprefeitura e, quando assinou a ordem de serviço da reestruturação do Cesamar, exigiu que a trouxessem e, caso não a encontrassem, que fizessem outra idêntica para colocar no mesmo local.
SERÁ RECOLOCADA
De uma forma ou de outra, a placa com os nomes dos responsáveis pela inauguração do parque será recolocada no lugar, como pediu publicamente o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, esta semana. Segundo ele, a placa original traz os nomes do governador Siqueira Campos, do prefeito Odir Rocha e do pai do secretário, Ailton Lelis, que concebeu e executou o projeto do principal parque da Capital.
VALDEMAR NÃO VAI COM PALÁCIO EM PORTO
O deputado estadual Valdemar Júnior (Republicanos) deixou mais do que claro que não estará no palanque do Palácio nas eleições de Porto Nacional, onde o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) vai apoiar a pré-candidatura a prefeito do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos). Em evento da prefeitura no dia 2, Valdemar não poupou elogios ao principal adversário de Andrade este ano, o prefeito Ronivon Maciel (PSD). “Eu enxergo que você [Ronivon], apesar da dificuldade que tivemos em todos esses últimos três anos, tem tido uma dedicação muito grande para poder fazer Porto melhorar, para poder fazer Porto ser diferente do que vinha sendo nos últimos anos, e a humildade é preponderante para isso”, afirmou.
HORA DA POLÍTICA
Valdemar disse que até 31 de dezembro não tratava de eleições, porque não era momento para isso. “A partir de agora, é hora de falar de política”, avisou.
“IGREJOFOBIA” E OS PASTORES MILIONÁRIOS
Ao jornal Correio Braziliense, o deputado federal Eli Borges (PL) classificou de “igrejofobia” a campanha movida por internautas em favor da abertura de uma CPI contra igrejas evangélicas. O alvo da campanha das redes sociais são os “super pastores” que ganham milhões de reais com a exploração da fé. “É perceptível e lamentável que estamos convivendo com a ‘igrejofobia’, quando fatos isolados são usados para macular uma instituição vital para a rotina e perpetuação dos valores advindos do cristianismo”, defendeu Eli.
BUDA I
A Prefeitura de Porto Nacional ficou impressionada com o ataque coordenado nas redes sociais contra a notícia em que anuncia que, acatando as orientações do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), a Secretaria Municipal da Saúde da cidade incluiu a vacina contra a Covid-19 no Calendário Nacional de Imunização. Com isso, a partir de 2024, o imunizante passa a ser obrigatório em crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos de idade, por meio de um esquema vacinal de três doses. Internautas antivacinas avançaram com toda força contra a notícia. Isso também tem ocorrido com outras prefeituras. Bom ressaltar que esse movimento antivacina é apontado como responsável pela queda da cobertura vacinal no Brasil nos últimos sete anos, o que começou a ser revertido somente em 2023. Com o diz uma frase atribuída a Buda, “o conflito não é entre o bem e o mal, mas entre o conhecimento e a ignorância”.
BUDA II
Por falar nisso, é inacreditável a notícia de que o Conselho Federal de Medicina (CFM) está realizando uma pesquisa para ouvir a opinião dos médicos sobre a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid em crianças de seis meses a menores de cinco anos, o que vem causando polêmica no meio deles. Como uma ciência, a medicina deve se ater a pesquisas, não a opiniões. A frase de Buda se aplica também aqui.
UNIRG EM COLINAS
Colinas recebeu nessa quinta-feira, 11, a segunda visita técnica da Unirg, que se prepara para implantar um campus também na cidade, como já tem feito em outros municípios tocantinenses. O deputado estadual Eduardo do Dertins (Cidadania) destinou quase R$ 1 milhão em emendas para a reforma e ampliação do prédio doado pela prefeitura. A reitora Sara Falcão disse que quer realizar vestibular ainda este ano.
45 ANOS EM GRANDE ESTILO
Pré-candidato a prefeito de Palmas, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) vai comemorar em grande estilo seu aniversário de 45 anos na quarta-feira, 17. Com show do cantor Frank Aguiar, entre outros, ele vai reunir amigos e aliados na Chácara Península do Lago, a partir das 14 horas. Ayres está pedindo aos convidados um presente solidário: 2 kg de alimentos não-perecíveis ou brinquedos para doação.
FEDERAÇÃO REDE/PSOL QUER CHAPA PURO SANGUE
A federação Rede/Psol no Tocantins diz que aposta numa chapa puro sangue para as eleições de Palmas. Membro da direção nacional, secretário-geral no Estado e presidente metropolitano da Rede, Fábio Ribeiro garante que a união dos dois partidos “está cada dia mais forte” e avisa que neste ano “não haverá interferência externa” nos projetos das duas siglas. “No passado, erramos tanto na leitura da conjuntura quanto na estratégia aplicada, agora a realidade é outra, pois nossos erros nos ensinaram que a união é o segredo do sucesso”, avaliou. A federação ainda não fala em nomes para encabeçar a chapa na disputa pela prefeitura, mas assegura que tem quadros partidários muito qualificados. “Desperdiçar a chance de nos colocar à disposição dos eleitores é um erro grave”, avaliou Ribeiro.
PRIORIDADE À ESQUERDA, MAS…
Segundo ele, no interior, a federação trabalha a formação de chapas proporcionais com foco na eleição de vereadores, mas não descarta a possibilidade de candidaturas majoritárias. Sobre alianças com outras siglas, Ribeiro disse que prioridade são legendas de esquerda. “Mas, como o governo Lula tem ampliado sobremaneira sua base de partidos, a federação vai analisar todas as particularidades locais”, ponderou.