NO ‘QG DO GOLPE’
A colunista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, contou ter montado campana no final de novembro em frente à casa do Lago Sul de Brasília onde teria sido finalizada a minuta do decreto de golpe do ex-presidente Jair Bolsonaro, documento descoberto mais tarde pela Polícia Federal. Segundo Rangel escreveu no Metrópoles, senadores bolsonaristas foram ao que chamou de “QG do Golpe”. Entre eles, o bispo Guaracy Silveira (PP), do Tocantins, suplente de Kátia Abreu (PP). Ela, que trabalhou para Lula, estava licença; e ele, que é bolsonarista, ocupava a vaga no Senado.
FESTA SEM POLÍTICA NA PAUTA
Final de semana foi de muita festa para comemorar o aniversário de 38 anos do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos). Em sua fazenda, em Wanderlândia, ele reuniu sábado, 17, e domingo, 18, palacianos e alto clero da Prefeitura de Araguaína, mas convivas garantiram à coluna que não se falou em eleições municipais. Passaram pela festa o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a primeira-dama Karynne Sotero, o vice-governador Laurez Moreira (PDT), o secretário estadual da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, e o presidente do Naturatins, Renato Jayme. Da Prefeitura de Araguaína curtiram a festança o secretário executivo de Governo, Claudiel Santos, e a secretária municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.
ILUSTRES AUSÊNCIAS
Os dois pré-candidatos de Araguaína, o prefeito Wagner Rodrigues (UB) e o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), foram as ilustres ausências da festa de Alexandre Guimarães.
PAI DE FAMOSOS É PRÉ-CANDIDATO
Em Palmeirópolis, o comentário que toma conta das ruas é que Edson Reis, pai da dupla Henrique e Juliano, cogita lançar sua pré-candidatura a prefeito da cidade. Ele possui vínculos por lá e, se confirmada sua pré-candidatura, promete trazer uma disputa acirrada para as eleições locais. Reis estaria já realizando reuniões com líderes políticos e fortalecendo seu nome.
SOLDADO DE RONIVON
O vice-prefeito Joaquim do Luzimangues (PSD) garantiu no sábado, 17, respaldo total ao prefeito Ronivon Maciel (PSD), se colocando como “um soldado” do projeto à reeleição. Parece óbvio, mas não é, uma vez que em grande parte das cidades, prefeito e vice estão rompidos. “Eu repito mais uma vez: sou um soldado da gestão Ronivon Maciel. Se o prefeito achar que eu devo ser candidato a vereador, eu serei. Se achar que eu devo continuar como vice-prefeito, vou continuar. Se achar que não devemos concorrer a nada e sim coordenar a campanha em Luzimangues e na zona rural, também serei. Estou na sua pré-campanha de prefeito Ronivon”, avisou.
EXPECTATIVA FRUSTRADA
Havia uma expectativa de Joaquim podudesse romper com Ronivon e acabar na campanha do adversário do prefeito e deputado federal Antônio Andrade (Republicanos). Com essa declaração dele, os aliados do prefeito se dizem satisfeitos e convencidos de que o vice fica na campanha de Ronivon.
VANTAGEM DE FORTES NÃO É TANTA ASSIM
Em Gurupi, aliados da prefeita Josi Nunes (UB) rebateram os governistas que asseguraram a larga vantagem que o deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) teria nas pesquisas internas do Palácio. Para os apoiadores de Josi, essa larga vantagem já existiu, mas “hoje não é mais bem assim”. Dizem que a prefeita vem crescendo de forma “constante e consistente”, com as muitas obras em andamento. Ainda apostam em outras medidas para reverter o quadro, como o funcionamento do transporte coletivo, parado na cidade desde 2020; o fim da burocracia para lançar a licitação da nova rodoviária e reforma de postos de saúde e escolas. Para esses aliados, Josi deve chegar em junho “muito mais forte”, “possivelmente liderando as pesquisas” e com o diferencial de ter “trabalho consistente pra mostrar”.
MUITAS OBRAS
São 300 km de recapeamento asfáltico em andamento, um total de 500 ruas (R$ 108 milhões disponíveis), vai construir 13 praças, além das que já estão prontas; obra do novo Samu, Cidade Inteligente (com 139 câmeras de monitoramento por toda a cidade), a nova rede de fibra óptica e internet grátis nas praças públicas e órgãos públicos para todos; drenagem no Córrego Mutuca e depois revitalização do parque, entre outras.
É O JORGE FREDERICO MESMO
Perguntado pelo site Araguaína Notícias na manhã desta segunda-feira, 19, durante entrega de leitos do Hospital Regional da cidade, o governador Wanderlei saiu das entrelinhas e garantiu, claramente, seu apoio à pré-candidatura a prefeito de Jorge Frederico: “O apoio ao Jorge é sinalização total. Claro, vou buscar, para estarem junto com o Jorge, os meus companheiros. Aqueles que puderem estar conosco, vamos buscar para estar com a gente”, disse.
QUASE 30 MIL INSCRITOS DO TOCANTINS
Do Tocantins, 29.991 inscrições foram efetivadas para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) do governo federal. Como a seleção permite que pessoas de baixa renda e outros grupos tenham isenção da taxa, 22.955 boletos para o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) foram emitidos no Estado. Desses, 8.692 foram pagos até a noite de quarta-feira, 14. Assim, há um grupo de 14,2 mil (62,13%) que precisavam pagar a guia e efetivar a inscrição até sexta-feira, 16.