A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi reeleita presidente do PSDB do Tocantins nessa sexta-feira, 23, durante encontro dos tucanos na Capital. Para presidente metropolitano, o partido ainda reelegeu o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, o ex-vereador Carlos Braga. Em seu discurso, Cinthia destacou o tema da honestidade. “A política é lugar de pessoas honestas, de palavra, de responsabilidade. A corrupção tem em todos os lugares e não podemos criminalizar a boa política, que deve ser feita por homens e mulheres com propósito em fazer um projeto diferente e melhor, com foco no bem-estar das pessoas”, defendeu. Cinthia ainda é presidente nacional do PSDB Mulher.
REDES SOCIAIS NÃO SUBSTITUEM VISITAS
Ela aconselhou aos filiados que pensam em ser candidatos a não ter medo das urnas. E orientou que unifiquem suas bases, tenham claro os seus projetos e propósitos, lembrando que “política não é feita sozinho, mas de forma coletiva”. Cinthia ainda afirmou que os pré-candidatos não podem esquecer que “redes sociais não substituem o encontro e a visita aos eleitores”. “É preciso ir de casa em casa, principalmente dos nossos familiares, temos que pedir o voto uma vez, duas vezes”, recomendou.
SIQUEIRA CAMPOS
Aos filiados, a presidente tucana lembrou “da boa política feita por um dos fundadores do partido no Tocantins, o ex-governador Siqueira Campos”, e destacou aos presentes que continua no comando do PSDB com “a responsabilidade renovada e comprometida em pedir voto e mobilizar” em prol dos candidatos da sigla.
PARA A MULHER, LUTA É MAIOR
Sobre a participação da mulher na política — tema sobre o qual Cinthia tem especial apreço –, a presidente do PSDB Tocantins disse que “ninguém abre mão do seu lugar e nem tem espaço garantido, é preciso conquistar”. “Mas, para nós mulheres, a luta é ainda maior, muitas cobranças e, às vezes, pode parecer impossível. As pessoas também não acreditaram em mim e pareceu impossível, mas, com trabalho e Deus tendo um propósito na minha vida, se tornou possível e estou aqui hoje”, ilustrou. Cinthia orientou aos filiados que se organizem para o período eleitoral para o partido ter candidatos em todos os municípios, “com candidaturas propositivas e alianças maduras”.
CAIU DE 5 PARA 2
O desafio tucano no Tocantins em 2024 é voltar a aumentar o número de prefeitos eleitos. Sob o comando do ex-senador Ataídes Oliveira, hoje no MDB, o PSDB elegeu cinco gestores em 2016; mas já sob presidência de Cinthia — ela assumiu a sigla no início de 2020, após intervenção da executiva nacional, que tirou Ataídes –, foram apenas dois que chegaram à prefeitura — um deles a atual prefeita de Palmas.