O deputado federal Carlos Henrique Gaguim anunciou nesta terça-feira, 30, a liberação de R$ 17,5 milhões para o programa de construção de poços artesianos que contemplará os municípios do Tocantins. Os recursos já foram disponibilizados pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e foram liberadas para os seguintes municípios tocantinenses: Almas, Aliança do Tocantins, Alvorada, Barrolândia, Brejinho de Nazaré, Bom Jesus do Tocantins, Caseara, Cariri do Tocantins, Chapada de Areai, Colmeia, Combinado, Cristalândia, Itapiratins, Lajeado, Lavandeira, Lagoa do Tocantins, Novo Alegre, Nova Rosalândia, Paranã, Peixe, Piraquê, Ponte Alta do Bom Jesus, São Bento do Tocantins, São Valério da Natividade, Talismã Tocantínia.
“Conseguimos junto a Funasa a liberação desses poços artesianos para os nossos municípios tocantinenses e, agora, vamos acompanhar a implantação desse projeto. Estou satisfeito em poder proporcionar essa melhoria tão sonhada, já que nos últimos anos todo o nosso estado sofreu com as secas intensas”, enfatizou Gaguim.
Poço artesiano
Poço artesiano é uma espécie de poço tubular, onde a pressão da água é suficiente para a realização do trabalho mecânico que faria ela atingir a superfície, sem a necessidade de bombeamento. Basta apenas a instalação de um equipamento que controle a saída da água.
Eles fazem parte de um projeto de abastecimento de água oferecido pelo governo federal por meio da Funasa e atendem milhões de municípios brasileiros, principalmente na região Norte e Nordeste do Brasil. (Com informações da assessoria de imprensa)